XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

CONECTA SAUIM: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO EM PROL DE UMA ESPÉCIE AMEAÇADA

Corpo do texto

O sauim-de-coleira [Saguinus bicolor] é um pequeno primata endêmico da região amazônica, ocorrendo somente nas cidades de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Devido a expansão urbana, essa espécie encontra-se cada vez mais ameaçada de extinção e enfrenta desafios como a perda de habitat, atropelamentos, eletrocussão e competição interespecífica. Nesse sentindo, abordagens lúdicas são essenciais para sensibilizar a sociedade sobre a problemática enfrentada por esse importante primata amazônico. O objetivo do trabalho foi apresentar uma estratégia lúdica voltada para a conservação do sauim-de-coleira para uma turma do 7º ano de uma escola pública de Manaus (Amazonas). A metodologia usada foi a gamificação, através de um jogo de tabuleiro virtual (autoral) chamado “Conecta Sauim”, onde o jogador é o próprio sauim-de-coleira que percorre o cenário da cidade de Manaus e enfrenta desafios para chegar até o final. O tabuleiro oferece quatro peões que formam uma família de sauins. Dessa forma, é possível fazer com que o jogador perceba o que essa espécie enfrenta na cidade e ainda compreende que é importante conservá-la em seu habitat natural. A verificação de aprendizado deu-se através de um quiz com cinco perguntas de múltiplas alternativas aplicado ao final do jogo. Dos 24 estudantes presentes na turma, 100% optaram pela alternativa correta na primeira questão, 100% responderam corretamente a segunda questão, 88% responderam corretamente e 12% optaram pela alternativa incorreta na terceira questão. Na quarta questão 50% dos alunos responderam corretamente, enquanto na quinta questão 96% optaram pela resposta correta e 4% pela incorreta. A experiência nesta atividade nos revelou que há grande importância do desenvolvimento de jogos lúdicos para sensibilizar a comunidade escolar sobre a causa do sauim-de-coleira, uma vez que estimulam e despertam a participação e o interesse dos alunos e, consequentemente, alerta sobre os problemas ambientais debatidos na sala de aula.

Palavras-chave

Games. Educação Ambiental. Saguinus bicolor. 

Área

Outros

Autores

Eyshilen Ketheryn da Silva e Silva, Luana de Souza Modesto, Luciane Lopes de Souza