Dados do Trabalho
Título
Levantamento populacional de muriquis e outros primatas no entorno do Parque Nacional de Itatiaia (MG) e Parque Estadual da Pedra Selada (RJ)
Corpo do texto
O muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) e o muriqui-do-sul (B. arachnoides) são endêmicos da Mata Atlântica e estão criticamente em perigo de extinção de acordo com a IUCN. Apesar dessa situação, novas populações ainda podem ser encontradas. Recentemente, alguns indivíduos de muriquis foram relatados no entorno da face leste do Parque Nacional de Itatiaia, no sul de Minas Gerais, onde a espécie nunca havia sido registrada oficialmente. Esta região e o Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS) apresentam uma escassez histórica de conhecimento científico sobre a biodiversidade, devido ao difícil acesso, com poucos estudos acerca da fauna. Os limites de distribuição que separam as duas espécies ainda não estão consolidados e a proximidade geográfica entre as populações de muriqui do sul e do norte, na Serra da Mantiqueira, indica possíveis zonas de sobreposição das espécies. Embora existam poucos relatos de muriqui nas localidades mencionadas, ainda não foram descartadas as possibilidades da ocorrência de grupos ocupando fragmentos da região. O presente trabalho tem como objetivo verificar a presença do muriqui e outros primatas no entorno do PNI, no município de Bocaina de Minas e no PEPS. Para definição das áreas amostrais, os fragmentos de maior relevância estão sendo selecionados através de entrevistas realizadas com os moradores locais e análises de imagens de satélite. O levantamento está sendo efetuado com o auxílio de drone com câmera termal acoplada. Até o momento, foram realizados 62 vôos, percorridos 19,3 km de distância em 19 horas. Apesar de não termos encontrado indivíduos de muriquis, foram registrados cinco grupos de Callicebus nigrifrons (2-6 indivíduos) e um indivíduo macho de Alouatta guariba, em fragmentos florestais na região de Bocaina de Minas. O estudo está alinhado com as propostas sugeridas pelo PAN de Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-coleira, contribuindo com a complementação de lacunas de conhecimento.
Financiadores
Re:Wild Rufford Foundation
Palavras-chave
Survey. Primatas Conservação.
Área
Manejo e Conservação
Autores
Sarisha Trindade Carmo, Camila Rezende, Jean Paulo Soares, Felipe Brandão, Fernanda Pedreira Tabacow, Fabiano Rodrigues Melo