XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título do simpósio

S8 - Monitoramento de Primatas

Resumo do Simpósio

O monitoramento da biodiversidade permite avaliar as respostas das populações às práticas de conservação e aos impactos de ameaças como a perda de habitat, alterações da paisagem e mudanças climáticas. A partir do monitoramento, são definidas estratégias para minimizar as pressões sobre as espécies. Este simpósio tem como objetivo apresentar quatro programas de monitoramento de longo prazo de primatas e como os mesmos têm contribuído, através da geração de dados, identificação de ameaças e análises de tendências populacionais, para a conservação das espécies e de seus habitats.

Nome do Coordenador

Renata Bocorny de Azevedo

Título da fala

Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio

Resumo

Apresentar o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio - Programa MONITORA, assim como, os resultados e desdobramentos de dez anos de implementação do mesmo.

Nome do Participante 1

Carlos Ramon Ruiz

Título da fala Participante 1

40 anos de experiência no monitoramento de micos leões dourados para conservação e pesquisa

Resumo Participante 1

Apresentamos como o monitoramento do Projeto Mico-Leão-Dourado é projetado para coletar os dados necessários para avaliar a viabilidade populacional a longo prazo, ações de conservação, ameaças, e para fornecer oportunidades de estudo científico.

Nome do Participante 2

Carla Possamai

Título da fala Participante 2

Monitoramento demográfico de longo prazo dos muriquis e dos primatas simpátricos de Caratinga-MG

Resumo Participante 2

Abordaremos a importância dos estudos sistemáticos de longo prazo da população de muriquis de Caratinga, o monitoramento de médio prazo dos primatas simpátricos e o uso de tecnologias não invasivas para o aperfeiçoamento do monitoramento demográfico.

Nome do Participante 3

Edson Montilha de Oliveira

Título da fala Participante 3

Monitoramento de Primatas nas Unidades de Conservação Estaduais de São Paulo

Resumo Participante 3

A Fundação Florestal de São Paulo realiza o Programa MonitoraBioSP nas Unidades de Conservação estaduais. Apresentamos a metodologia, resultados e vivências do subprograma de Monitoramento de Primatas.

Área

Manejo e Conservação

Autores

Renata Bocorny de Azevedo, Carlos Ramon Ruiz, Carla Possamai, Edson Montilha de Oliveira