XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título do simpósio

S21 - Decolonizando a pesquisa em saúde dos primatas não-humanos

Resumo do Simpósio

A pesquisa na área da saúde, como em outras áreas, tem sido pautada por interesses do norte global. O objetivo dessa mesa é a busca para libertar a produção de conhecimento sobre saúde dos primatas não-humanos da episteme eurocêntrica. Nossos olhares visam uma valorização identitária da pesquisa realizada por pesquisadores latino-americanos sobre a saúde de primatas neotropicais rompendo com os dogmas ditados pelos colonizadores. Na área da saúde a visão antropocêntrica também dita os rumos da pesquisa que precisa focar no bem-estar dos animais.

Nome do Coordenador

Cristiana Ferreira Alves de Brito

Título da fala

Decolonizando a pesquisa da malária: Os primatas não-humanos têm malária?

Resumo

O estudo da infecção por Plasmodium em Primatas não-humanos tem sido centrada no seu potencial zoonótico com foco na saúde humana. Propomos focar na saúde dos animais e discutir se os animais desenvolvem a malária.

Nome do Participante 1

Zelinda Maria Braga Hirano

Título da fala Participante 1

Traçando parcerias, implementando diagnósticos de saúde de Bugios utilizando equipes, laboratórios e potencial científico nacional a formação de rede diagnóstica para primatas não humanos.

Resumo Participante 1

Serão apresentadas as dificuldades enfrentadas pelo projeto bugio para realização de diagnósticos de saúde de bugios, as parcerias traçadas e a rede de pesquisadores envolvidos no sistema de avaliação da saúde dos primatas não humanos e a grande importância da formação de uma rede diagnóstica.

Nome do Participante 2

Paulo Henrique Gomes de Castro

Título da fala Participante 2

Estabelecimento de colônias de PNH neotropicais para atender as pesquisas biomédicas no Brasil.

Resumo Participante 2

Abordagem das dificuldades de se estabelecer colônias ex-situ de primatas neotropicais que tem potencial para biomodelos de experimentações biomédicas e pesquisa em saúde pública, desde acesso aos animais fundadores, como rotina nutricional, clínica, bem-estar, comportamental e reprodutivo.

Nome do Participante 3

Moira Ansolch da Silva Oliveira

Título da fala Participante 3

Protocolos pré soltura de primatas: adaptação para as realidades brasileiras

Resumo Participante 3

O exemplo da elaboração dos protocolos do Plano de Manejo Populacional de Alouatta guariba comparado com os protocolos anteriores, dados de literatura e recomendações internacionais.

Nome do Participante 4

André Felipe Andrade dos Santos

Título da fala Participante 4

Descoberta de novos patógenos em solo brasileiro utilizando metagenômica

Resumo Participante 4

Abordagem e discussão do potencial de utilização de tecnologia de sequenciamento de alta performance para a descoberta de novos patógenos em Primatas não-humanos frente aos desafios de exportação das amostras.

Nome do Participante 5

Cristiana Ferreira Alves de Brito

Título da fala Participante 5

Decolonizando a pesquisa da malária: Os primatas não-humanos têm malária?

Resumo Participante 5

O estudo da infecção por Plasmodium em Primatas não-humanos tem sido centrada no seu potencial zoonótico com foco na saúde humana. Propomos focar na saúde dos animais e discutir se os animais desenvolvem a malária.

Área

Saúde

Autores

Zelinda Maria Braga Hirano, Paulo Henrique Gomes de Castro, Moira Ansolch da Silva Oliveira, Andre Felipe Andrade dos Santos, Cristiana Ferreira Alves de Brito