XX Congresso Brasileiro de Primatologia

Dados do Trabalho


Título

Utilização de proteína isolada para suplementação dietética em indivíduo jovem debilitado de muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus Kuhl, 1820) ex situ.

Corpo do texto

     A manutenção de animais silvestres em cativeiro apresenta vários desafios. Dentre eles, a nutrição é um dos principais, devido a dificuldade em atender as exigências nutricionais dos indivíduos, de acordo com seus hábitos alimentares. A suplementação de nutrientes associada a dieta pode ser uma alternativa para complementar o manejo dietético de indivíduos debilitados que necessitem de assistência. Este trabalho objetiva relatar o uso de proteína isolada sem lactose na dieta de um jovem muriqui-do-norte como adjuvante em ganho de peso. Em novembro de 2022, um macho jovem de muriqui-do-norte chegou no Projeto Muriqui’s House, Lima Duarte, Minas Gerais, debilitado e com baixo escore corporal. O tratamento ocorreu entre novembro de 2022 a janeiro de 2023, e por se tratar de um animal de hábito herbívoro-folívoro, antes de realizar a suplementação, foi avaliada sua função renal para atestar a aptidão do animal em receber a suplementação proteica sem causar danos aos rins. Foi prescrito a administração oral de 30g de proteína  isolada sem lactose, uma vez ao dia, durante 60 dias. Juntamente, foi administrado complexo de vitaminas e minerais manipulados para o animal, uma vez ao dia, durante 30 dias. O animal foi pesado diariamente antes do fornecimento da alimentação e 30 dias após a suspensão do tratamento. Com 60 dias de tratamento o peso evoluiu de 4.500kg para 5.300 kg, com ganho de 800 gramas totais. Após 30 dias do fim da suplementação, o animal permaneceu com 5.300 kg, o que demonstra que o tratamento foi fundamental para progressão de peso e desenvolvimento físico do indivíduo. Os resultados preliminares sugerem que, para o pleno desenvolvimento corporal de muriquis jovens, com histórico de saúde debilitado e com funções renais íntegras, a suplementação de proteína e micronutrientes são importantes aliados no aumento de massa muscular e ganho de peso.

Financiadores

Muriqui Instituto de Biodiversidade; Ibitipoca Reserva Ambiental; Universidade Federal de Viçosa e ICMBio/CPB-Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros.

Palavras-chave

Nutrição; Primatas; Proteína;

Área

Saúde

Autores

Theury Reis Olegário, Fernanda Pedreira Tabacow, Mikaelly Frasson Testa, Hallana Couto Silva, Larissa Calais Paiva, Priscila Maria Pereira, Valéria Cristina Paula Ribeiro, Clariane Caroline Araújo Maranho, Naíla Fernandes Ferreira, Izabela Gonçalves Seco Alvarenga, Ana Elisa Barros Medeiros, Marcello Silva Nery, Leandro Santana Moreira, Leandro Jerusalinsky, Fabiano Rodrigues Melo, Karen Barbara Strier