Dados do Trabalho
Título do simpósio
S19 - Das Telas à Ação: atuação de programas educativos para a conservação de primatas
Resumo do Simpósio
Educação Ambiental (EA) é estabelecida em lei federal como componente essencial e permanente da educação nacional e refere-se aos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente (Lei Nº 9.795/99). Com a popularização das redes sociais como um espaço de aquisição de conhecimento, a EA atrelada à Divulgação Científica (DC) tem se expandido para além dos espaços formais de ensino tornando-se presente em ambientes não-formais físicos e online. Assim, o presente simpósio tem por objetivo apresentar a atuação de iniciativas da área da primatologia dentro do contexto da EA e da DC e como a atuação conjunta nesses diferentes meios colaboram para a conservação de primatas no Brasil. Representantes de norte a sul do país irão compartilhar experiências e desafios em desenvolver atividades educativas em diferentes contextos e comunidades.
Nome do Coordenador
Jéssica Mendes de Souza
Título da fala
DAS TELAS À AÇÃO: ATUAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCATIVOS PARA A CONSERVAÇÃO DE PRIMATAS
Resumo
Apresentação das palestrantes e panorama geral de atuação das iniciativas em prol da conservação dos primatas nas cincos regiões do Brasil.
Nome do Participante 1
Luciane Lopes de Souza
Título da fala Participante 1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSERVAÇÃO DE PRIMATAS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ASSOCIAÇÃO PERFEITA?
Resumo Participante 1
O Projeto Primatas da UEA, através do Programa de Extensão Espaço Primatas atua desde 2018 em escolas e espaços não formais da região de Manaus e arredores, a fim de disseminar conhecimentos científicos de forma lúdica sobre a temática ambiental.
Nome do Participante 2
Carla Soraia Soares de Castro
Título da fala Participante 2
PROJETO PRIMATAS DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COEXISTÊNCIA E SUSTENTABILIDADE
Resumo Participante 2
No Instagram (@primatasln) a divulgação ampliou o alcance do projeto. Além das telas, com saguis, guaribas e macacos galegos, protagonistas nas ações de educação ambiental, busca promover a conservação, coexistência e sustentabilidade socioambiental.
Nome do Participante 3
Vanessa de Paula Guimarães Lopes
Título da fala Participante 3
AMPLIANDO HORIZONTES: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS COMO ALIADAS PARA A CONSERVAÇÃO DOS PRIMATAS PERDidos
Resumo Participante 3
A inclusão de mídia social e da população local como uma missão conjunta de garantir a conservação e mitigar ameaças às espécies de primatas que estavam “perdidas” no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), a maior área de Mata Atlântica de Minas Gerais.
Nome do Participante 4
Danielle Backes Baccon
Título da fala Participante 4
DE MÃOS DADAS PARA CONSERVAÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO EM PROL DE PRIMATAS NO RS
Resumo Participante 4
Relato de práticas socioambientais educativas e colaborativas, destacando atividades em escolas, mutirões para construção de pontes de dossel, incentivo a ciência cidadã e divulgação científica, com enfoque no bugio-ruivo como espécie bandeira.
Nome do Participante 5
Samara de Albuquerque Teixeira
Título da fala Participante 5
CONSERVAMOS O QUE CONHECEMOS: AÇÃO EDUCATIVA DO PRIMATAS DO CERRADO NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA
Resumo Participante 5
Relato da atividade educativa desenvolvida na Unidade de Conservação, que buscou sensibilizar os visitantes acerca dos primatas encontrados no DF, em especial, o macaco-prego que é o principal foco de interações entre humanos e primatas na região.
Área
Outros
Autores
Jéssica Mendes de Souza, Luciane Lopes de Souza, Carla Soraia Soares de Castro, Vanessa de Paula Guimarães Lopes, Danielle Backes Baccon, Samara de Albuquerque Teixeira