11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PSICOLOGIA E ATENÇÃO BÁSICA: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO

Resumo

No Brasil, a atuação da psicologia na atenção primária ainda é uma prática em construção. A inserção no campo tem se revelado desafiadora visto que a interface entre a Psicologia e o Sistema Único de Saúde (SUS) nos convoca a desconstruir o lugar da clínica individualizante tradicional que, na maioria das vezes, torna-se um entrave para o fortalecimento do paradigma da saúde coletiva de gestão do território, de promoção de saúde e prevenção de doenças na população. O presente trabalho tem como objetivo relatar a prática da psicologia na atenção básica, a partir do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde atenção clínica especializada (cardiologia e nefrologia) com duração de dois anos, realizado pela Universidade Severino Sombra (USS) em parceria com o Hospital Universitário de Vassouras (HUV), ambos localizados no município de Vassouras/RJ. A residência multiprofissional em saúde, trata-se de uma modalidade de ensino em serviço de pós-graduação latu sensu, onde há uma prevalência e valorização da prática como ponto de partida para o ensino. Atualmente a prática acontece em três níveis: atenção primária, atenção secundária e atenção terciária. É válido ressaltar que, o presente trabalho é fruto da nossa prática semanal aliada à pesquisa bibliográfica, que teve início em março de 2016 e consiste em: atendimento individual enquanto porta de entrada para a rede de serviços de saúde, reconhecimento do território, reuniões de equipe, visita domiciliar e ações coletivas com a população. Nossa atuação objetiva garantir ações em saúde de modo equânime e abrangente através do acolhimento dos sujeitos e seus desafios na manutenção da saúde e prevenção de doenças. Dessa forma, a aposta central é produzir ações coletivas com a população que possibilitem a minimização dos fatores de risco de doenças cardíacas e nefrológicas. Concluímos que o papel do psicólogo na atenção básica não é pautado somente em atendimentos de demandas individuais, mas também de propor trabalhos com a comunidade que garantam qualidade de vida, promoção de saúde e transformação social.

Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Saúde. Secrectaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica: Diretrizes do Nasf. Brasilia: Ministério da Saúde, 2009.
Brasil. Conselho Federal de Psicologia (org). Senhoras e Senhores Gestores da Sáude,Como a Psicologia pode contribuir para o avanço do SUS. Brasília, 2011.

Área

5. Novas Tecnologias, Gestão e Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde - 5.3 Residência Multiprofissional

Instituições

Universidade Severino Sombra - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Leonara Oliveira Tadeu, Milena da Silva Magalhães