11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Grupo Suicidologia no Vale: formação e intervenção no fenômeno do comportamento suicida no Vale do São Francisco

Resumo

INTRODUÇÃO: O suicídio é considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde e responsável pela morte de aproximadamente 800 mil pessoas por ano no mundo. No Brasil, os números refletem uma quantidade de 13 mil/ano, o que corresponde a uma morte a cada 45 minutos. Mediante a relevância dessa temática e aos poucos espaços voltados para a discussão do assunto na região do Vale do São Francisco, foi organizado um processo formativo interdisciplinar, no formato de capacitação. Considerando a significativa importância da formação de qualidade para que o público possa compreender/intervir de modo adequado na prevenção/posvenção de suicídios, esse curso aponta a pertinência do estudo sobre essa questão nos âmbitos da saúde, educação, comunicação e áreas afins. Voltada para profissionais e estudantes, além da população interessada no tema, a capacitação se fundamentou no compromisso com o preparo para a avaliação de riscos e análise para o fortalecimento dos fatores de proteção.
OBJETIVOS: Contribuir para a qualificação dos profissionais de diferentes contextos para o manejo adequado de situações referentes ao comportamento suicida, bem como fomentar na região o interesse pelo estudo, pesquisa e intervenções voltadas à prevenção do suicídio.
METODOLOGIA: Foram realizadas cinco aulas, totalizando quarenta horas de carga horária, ministradas por professores de referência em âmbito internacional que ensinam/atuam diretamente com essa temática. Durante a capacitação foram promovidas aulas expositivas, apresentação de vídeos e intervenção de grupo vivencial junto aos discentes.
RESULTADOS: A capacitação contou com a participação de 37 alunos, oriundos da região do Vale do São Francisco e de outras cidades do interior da Bahia, Piauí e Paraíba, entre representantes das categorias profissionais de psicólogas, psicanalistas, médicos, militares, líder religioso, além de estudantes de psicologia e medicina. Desde a realização do curso pôde ser identificada significativa potencialização do interesse do alunado pela temática. Os participantes apresentaram planejamentos e execução de intervenções referentes ao tema e, ao final do curso, trouxeram um movimento de articulação coletiva para a continuidade do aprofundamento no assunto. Desse modo, foi criado o Grupo de Estudos em Suicidologia, a partir do qual serão realizados encontros periódicos para leitura e discussão de material literário. Ademais, o Grupo Suicidologia no Vale recebeu convites de instituições públicas e privadas para a realização de momentos formativos e de sensibilização à questão da prevenção de suicídios, sobretudo de jovens, além de parcerias com instrumentos midiáticos que permitiram um alcance de maior amplitude.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: O comprometimento com a intervenção adequada e responsável nos casos referentes ao comportamento suicida foi considerado o principal legado da capacitação e a dimensão interdisciplinar foi um fator potencializador na construção de conhecimentos e articulações de práticas. Assim, o empenho demonstrado no papel assumido de multiplicadores pelos alunos parece ter ampliado a dimensão positiva desse impacto.
CONCLUSÕES E/OU CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluiu-se que a visão relacionada ao tema passou a ser compreendida a partir da necessidade de maior apropriação teórica, investimento em pesquisa e comprometimento com práticas efetivas e contextualizadas com as especificidades locais necessitando de articulações interdisciplinares e em equipe.

Referências Bibliográficas

BOTEGA, N.J. (2015). Crise suicida: avaliação e manejo. Porto Alegre: Artmed.

BOTEGA, N.J.; WERLANG, B.S.G.; CAIS, C.F.S.C.; MACEDO, M.M.K. (2006). Prevenção do comportamento suicida. Revista Psico. V. 37.

BRASIL - Ministério da Saúde. (2006). Prevenção do suicídio-Manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental.

Mapa da Violência: Os Jovens do Brasil (2014). Recuperado de: <ww.juventude.gov.br/juventudeviva>.

Área

2. Universalidade, Equidade e Integralidade em Saúde - 2.2 Interdisciplinaridade na Formação e Atuação Profissional

Instituições

Grupo Suicidologia no Vale - Pernambuco - Brasil

Autores

Silvio Gabriel Linhares Guimarães, Grace Liz Dantas Barros, Ramessa Florêncio Pereira da Silva Tenório