A INFLUÊNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Introdução: Com a valorização da interdisciplinaridade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) novas habilidades foram demandadas para a atuação do profissional de psicologia no SUS, tornando-se crucial uma preparação do profissional desde a formação. Através da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação de Psicologia, observa-se orientações de adoção de metodologias de ensino centradas no aluno, bem como, a necessidade de abordagens de ensino que proporcionem ao estudante uma educação contínua e permanente, reestruturando assim o ensino. Em decorrência disso, a aplicação de metodologias ativas facilita o processo de aprendizado colocando o estudante como protagonista da sua aprendizagem. O contato com a práticas da psicologia acontecem desde o início do curso e o professor se torna um agente facilitador no processo de conhecimento. Objetivo: Analisar como a inclusão dos estudantes do primeiro período de psicologia na prática em Atenção Primária contribuiu para o conhecimento acerca do SUS. Metodologia: O estudo foi de natureza mista com os estudantes do primeiro período do curso de graduação em Psicologia em uma instituição de ensino em saúde de Recife-PE. Como instrumento na coleta de dados quantitativos foi utilizado um roteiro de entrevista autoaplicável que foram analisados através de frequências absolutas e percentuais das respostas obtidas. Nos dados qualitativos foi realizado um grupo focal e os dados foram analisados de acordo com a Técnica de Análise de Conteúdo de Minayo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde. Resultados: Participaram da pesquisa 16 estudantes, com idade entre 18 e 39 anos. A maioria do sexo feminino e sem formação anterior. A renda mensal dos estudantes variou de 2 a 18 salários mínimos. Na etapa quantitativa, percebeu-se que a maioria dos discentes conseguiram compreender a funcionalidade do SUS e os princípios que o regem. Na etapa qualitativa, notou-se que a junção teórico-prática desde o primeiro período promoveu o desenvolvimento positivo do conhecimento dos estudantes acerca do SUS e da atuação do psicólogo nesse contexto. Discussão dos resultados: O SUS é um espaço de atuação da psicologia, trata-se de uma forma importante de inserção da realidade brasileira nos processos educativos dirigidos à profissão. Contudo, a formação dos psicólogos para atuar na Saúde Pública é uma das questões menos discutidas na Psicologia. Notou-se que a inserção das metodologias ativas nos cursos de psicologia relaciona-se intimamente com os princípios do SUS e proporcionam a entrada dos alunos na prática desde o primeiro período, dando assim a oportunidade a esses estudantes de exercer a habilidade de aprender a aprender, tornando-se futuros profissionais em constante renovação, voltando-se também à saúde coletiva. Conclusões: As metodologias ativas têm como propósito formar profissionais qualificados baseados em valores e práticas que visam o outro, e capaz de interferir de forma efetiva, crítica e criativa em qualquer contexto em que estiver inserido. A vivência prática da atenção primária desde o primeiro período foi um fator fundamental na aprendizagem teórica dos entrevistados. Destaca-se a necessidade de estudos que aprofundem a formação do psicólogo e sua relação com o SUS.
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2. Universalidade, Equidade e Integralidade em Saúde - 2.2 Interdisciplinaridade na Formação e Atuação Profissional
Faculdade Pernambucana de Saúde - Pernambuco - Brasil
Maanain Rodrigues de Sousa, Jullyane Renata Lopes Félix, Michele Gomes Tarquino, Mônica Cristina Batista Melo, Juliana Monteiro Costa