11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Delirium nos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva Adulto

Resumo

Introdução
Delirium é definido por uma disfunção aguda caracterizada por alterações do estado de consciência transitórias e flutuantes que afetam os domínios cognitivo, funcional e emocional dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva Adulto (UTI), podendo influenciar nas taxas de morbidade, mortalidade e prolongar o período de internação. Possui alta prevalência em pacientes críticos, porém ainda pouco diagnosticada pelos intensivistas.
Objetivo
Verificar a incidência de quadros de Delirium e os possíveis fatores associados ao seu surgimento em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto (UTI’s) do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), da cidade de Juiz de Fora-MG.
Metodologia
Pacientes que estiveram internados nas UTI’s Adulto no período de Junho a Novembro de 2016 foram submetidos à aplicação do Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit (CAM - ICU) após 72 horas de internação. Variáveis clínicas e sociodemográficas foram analisadas com o objetivo de identificar os fatores relacionados ao surgimento do delirium nestes pacientes. Pacientes que apresentaram demência, quadros psicóticos agudos, doenças neurológicas, doença de base severa (Cirrose hepática, Insuficiência Renal), comprometimento visual ou auditivo e que se recusaram a participar da pesquisa foram excluídos.
Resultados
Foram incluídos 39 pacientes internados nas UTI’s, acima de 18 anos, de ambos os sexos, com tempo mínimo de 72 horas de internação na Unidade de Terapia Intensiva. A maioria da amostra foi sexo feminino (51,3%) e com média de idade de 59,6 ± 17,4 anos, com tempo médio de internação em dias de 8,8 ± 7,4 dias. Quadros de delirium foram encontrados em 25,6% dos pacientes e nenhum dos fatores associados analisados foi associado ao surgimento do evento.
Considerações finais
A incidência de delirium em pacientes internados nas UTI´s Adulto foi de 25,6%, demonstrando uma alta incidência nas unidades avaliadas. A incidência de delirum descrita na literatura está associada a utilização errônea de doses de sedação, entretanto, após análise a presente amostra não demostrou associação com sedativos, hipotetizando que outros fatores podem estar associados. Diante do exposto, salientamos que a monitorização de delirium deve ser realizada rotineiramente atentando para todos os fatores predisponentes. Logo, novos estudos de mesma temática e ampla amostragem devem ser realizados.

Referências Bibliográficas

1.Smith JM, et. al.Assessment of Delirium in Intensive Care Unit Patients: Educational Strategies.J Contin Educ Nurs. v. 48, n 5, p. 239-244, 2017
2. Slooter AJ, et. al. Delirium in critically ill patients.Handb Clin Neurol. v. 141, p. 449-466, 2017
3. Arumugam S, et.al.Delirium in the Intensive Care Unit. J Emerg Trauma Shock.v .10, n. 1, p. 37-46, 2017
4. Kersten A, et. al.[Delirium and delirium management in critically ill patients]
Med Klin Intensivmed Notfmed. v. 111, n. 1, p. 14-21,2016.
5.Ely, E. W., Margolin, R., Francis, J., May, L., Truman, B., Dittus, R., Speroff, T., Gautam. S., Bernard, G. R., Inouye, S. K. (2001). Evaluation of delirium in critically ill patients: validation of the Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit (CAM-ICU). Critical Care Medicine. 29(7),1370-1379. Recuperado em 5 jan. 2013: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11445689.

Área

5. Novas Tecnologias, Gestão e Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde - 5.6 Produção Científica em Psicologia da Saúde e Hospitalar

Autores

IZABELLA LIGUORI CORSINO VABO, BRUNO RABITE DORNELAS, MARCELLA AMORIM GERMANO, LETÍCIA BEATRIZ DE FREITAS, RAQUEL LOPES