ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR EM UNIDADES INFANTIS
A Psicologia Hospitalar é uma área de atuação da Psicologia que surgiu por volta de 1954, com a atuação de Mathilde Neder, na Clínica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. O objetivo era realizar psicoprofilaxia cirúrgica em pacientes que passariam por cirurgias de coluna. Desde então, essa área busca compreender e tratar as demandas psicológicas subjetivas, desencadeadas pelo adoecimento. São diversos os modelos teóricos e técnicos de atuação, dentre estes, estão as unidades infantis, que abrangem a hospitalização a crianças e adolescentes, entre zero a dezoito anos de idade. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar as possíveis atuações da Psicologia, no contexto hospitalar, nas unidades infantis. A metodologia utilizada foi revisão sistemática, realizada entre novembro de 2016 e março de 2017, por meio das bases de dados: PEPSIC, SCIELO e BVS-PSI, utilizando os descritores: Psicologia Hospitalar, atuação psicológica e criança hospitalizada. Foram aplicados os critérios de inclusão ao material encontrado: estar em língua portuguesa e ter sido publicado no período de dez anos (2007 a 2017). Em seguida, ocorreu a exclusão dos artigos que focam a atuação psicológica em uma unidade hospitalar ou em uma doença específica. Ao analisar os dados, foi percebido que o hospital é para a criança, um ambiente desconhecido, com pessoas desconhecidas, distante do seu cotidiano familiar e com inúmeros procedimentos invasivos. Essa experiência é normalmente traumática e pode prejudicar os desenvolvimentos cognitivo, emocional, físico e social da criança, além de provocar sentimentos de insegurança, medo e ansiedade. Dessa forma, a(o) psicóloga(o) que atua nessa unidade, junto a uma equipe interdisciplinar deve ter como foco de sua prática a minimização desses efeitos aversivos, através de atividades como preparação psicológica para cirurgia e outros procedimentos médicos, realização de grupos de orientação aos pais e grupos de apoio. Além disso, é fundamental que essa prática seja de forma lúdica, propiciando o brincar no hospital, que é essencial por seus efeitos positivos sobre a criança hospitalizada e para a humanização do contexto hospitalar.
Palavras-chave: Psicologia Hospitalar. Atuação Psicológica. Criança Hospitalizada.
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1. Cuidados em Saúde nos Ciclos da Vida - 1.1 Atenção Integral à Criança e ao Adolescente no Contexto de Saúde e Doença
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil, Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil
Larissa Oliveira dos Santos, Lorena Oliveira dos Santos, Gabriela Neri de Mattos, Lara Ferreira Imperial