11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título da atividade

: Implantação do Serviço de Psicologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Nome do Autor 1 e Moderador / Título da Fala / Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Nome do Autor 1 e Moderador: Zaira Aparecida de Oliveira Custódio
Título da fala: História da implantação do Serviço de Psicologia no Hospital Universitário da UFSC
Resumo: O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) iniciou suas atividades em 1980, sendo que desde sua inauguração previu a atuação do psicólogo, contando, atualmente, com 11 profissionais. Este trabalho pretende apresentar a atuação e consolidação do Serviço de Psicologia do HU/UFSC, a inserção dos psicólogos nas diversas unidades, além dos desafios e conquistas vivenciados. A atuação do psicólogo no HU/UFSC iniciou na Internação Pediátrica, seguida das Clínicas Médicas e Cirúrgicas. A partir da contratação de mais profissionais, o psicólogo atua também na Clínica Obstétrica e Neonatal (Maternidade), Internação Ginecológica, Unidade de Tratamento Dialítico, Neurologia, Serviço de Emergência Adulto, Implante Coclear, Cirurgia Bariátrica e Onco-Hematologia. Conta com a atuação também em alguns ambulatórios especializados. O Serviço de Psicologia atua no tripé ensino-pesquisa-extensão, realizando em conjunto com docentes da UFSC atividades de pesquisa, projetos de extensão, estágios curriculares e a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. Observam-se vários aspectos que evidenciam a valorização e reconhecimento do psicólogo nas equipes multiprofissionais, no atendimento prestado à população e na formação de profissionais de outras áreas, como a inserção no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. Destacam-se na coordenação de programas e projetos multiprofissionais de intervenção, participação em comissões e grupos de trabalho institucionais, e consultorias ministeriais.. Apesar dos desafios inerentes à instituição hospitalar, percebe-se que o hospital se constitui em um importante campo de prática da Psicologia da Saúde e, o HU/UFSC, um relevante espaço de formação de psicólogos com orientação para um trabalho interdisciplinar e intersetorial.

Nome do Autor 2 / Título da Fala / Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Nome do Autor 2: Anne Luísa Nardi
Título da Fala: Serviço de Psicologia nas Clínicas Médicas.
Resumo: O trabalho terá objetivo de apresentar a atuação da Psicologia nas Clínicas Médicas. As Unidades de Internação denominadas Clínicas Médicas caracterizam-se como o local no qual as pessoas permanecem internadas para investigação diagnóstica e para o tratamento de doenças agudas e crônicas, bem como em situações em que a proposta é o cuidado paliativo. O atendimento psicológico realizado nas Clínicas Médicas teve início em 1985, com a contratação de um psicólogo. Os atendimentos eram feitos a partir de solicitações de acompanhamento, devido à impossibilidade de atendimento a todos os pacientes. Atualmente o hospital conta com duas unidades de Clínica Médica (Clínica Médica 1, que também é uma Unidade de Isolamento e Clínica Médica 2). Por meio da triagem de busca ativa e da solicitação de pacientes e familiares e/ou da equipe multiprofissional, busca-se disponibilizar o acompanhamento psicológico a todos os pacientes internados nessas unidades, com o objetivo de oferecer suporte emocional ao paciente e família durante todo o processo de adoecimento, tratamento e resolução da doença (cura, paliação ou morte), no sentido de auxiliar na compreensão da vivência do adoecimento, fortalecer as características resilientes, promover maior adesão ao tratamento e, consequentemente, promover saúde mental aos envolvidos, como forma de potencializar as possibilidades de autocuidado e melhora. Atualmente, o atendimento psicológico é realizado por uma psicóloga servidora, psicólogos residentes da Residência Multiprofissional em Saúde e estagiários de Psicologia.

Nome do Autor 3 / Título da Fala / Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Nome do Autor 3: Maria Emília Pereira Nunes
Título da Fala: Serviço de Psicologia na Unidade de Emergência Adulto.
Resumo: O trabalho terá o objetivo de apresentar a atuação do Serviço de Psicologia na Unidade de Emergência Adulto do HU-UFSC. Considerando as demandas existentes e a integralidade como um dos princípios norteadores das políticas de saúde, desde 2009 tem-se um profissional da Psicologia inserido neste contexto. A partir de 2010, com o início da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU/UFSC, a equipe passou a contar também com um psicólogo residente. Atualmente, a equipe conta com uma profissional contratada especificamente para esse setor, dois psicólogos residentes e um aluno de graduação em Psicologia que está realizando seu estágio obrigatório. Além disso, a unidade também é campo de estágios de observação e de extensão para alunos da graduação em Psicologia da UFSC. São atendidas diferentes demandas, entre elas, casos de investigação e revelação diagnóstica, pacientes com quadros de ansiedade e depressão, pacientes com sintomas psicóticos e casos de tentativa de suicídio. Os atendimentos são realizados com os pacientes e seus familiares ou acompanhantes, a partir da perspectiva da Psicoterapia Breve. Além de promover espaços de expressão e elaboração de sentimentos, os atendimentos psicológicos buscam estimular o desenvolvimento de recursos de enfrentamentos e, quando necessário, para garantir a linha de cuidado são realizados encaminhamentos para outros serviços de saúde mental. Pensando na continuidade deste cuidado, em 2015 foi implementado um ambulatório de Psicologia para pacientes em situação de crise com risco de suicídio, o qual é conduzido pelos residentes com supervisão do psicólogo da unidade e tutor da Residência.

Nome do Autor 4 / Título da Fala / Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Nome do Autor 4: Letícia Macedo Gabarra
Título da Fala: Serviço de Psicologia na Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Transplante Hepático.
Resumo: O trabalho terá objetivo de apresentar a atuação da Psicologia na UTI Adulto e no Transplante Hepático. A atuação da Psicologia na UTI HU iniciou em 2010, com a ampliação de leitos do setor, e solicitação da Direção da permanência do profissional no setor. Anteriormente eram realizados atendimentos conforme solicitação da equipe, geralmente em situações de dificuldade com as famílias de pacientes internados. Atualmente o setor conta com 10 leitos ativos, com perspectiva de retomar a ocupação dos 20 leitos. Os pacientes atendidos costumam ter doenças crônicas agudizadas, situações agudas de adoecimento, como infecções, tentativas de suicídio; e no pós operatório imediato. A intervenção da psicologia ocorre no acolhimento das famílias na chegada, acompanhamento dos boletins médicos, atendimentos aos pacientes e familiares, avaliação de risco de suicídio em situações de tentativas de suicídio, participação das reuniões e rounds da equipe, discussões dos casos, planejamento de atendimento conjunto para comunicação de más notícias e falecimentos. A construção do Serviço de Transplante iniciou em 2011, com a presença da Psicologia, tendo o primeiro transplante em novembro/2011. Atuação ocorre no pré operatório, com a avaliação psicológica para inserção em lista; durante o transoperatório com a família; e pós-operatório imediato e tardio com paciente e familiares. Nesses setores há presença dos Residentes em Psicologia da Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase na Alta Complexidade. A atuação da psicologia ocorre em conjunto com as equipes de saúde, com discussões, reuniões e condutas coesas.

Nome do Autor 5 / Título da Fala / Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Nome do Autor 5: Zaira Aparecida de Oliveira Custódio
Título da Fala: Serviço de Psicologia na Clínica Obstétrica e Neonatal
Resumo: Este trabalho terá como objetivo apresentar a atuação do Serviço de Psicologia na Clínica Obstétrica e Neonatal (Maternidade). A referida clínica, composta pela Triagem Obstétrica, Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto, Unidade Neonatal e Ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco, iniciou suas atividades em outubro de 1995. Antes de sua inauguração, a área física e filosofia da Maternidade foram debatidas por uma equipe multiprofissional. Tendo como princípio filosófico a humanização da assistência ao parto e nascimento, e o atendimento integral a mulher e sua família, incluiu-se, desde sua implantação o psicólogo na equipe interdisciplinar. O Serviço de Psicologia se inscreve neste contexto com pioneirismo em diversas ações promotoras de saúde como o Grupo de Gestantes e Casais Grávidos e precursor das ações do Método Canguru desde 1996, hoje uma política de saúde do Ministério da Saúde. Com o início dos estágios curriculares viabilizou-se a ampliação das ações nos diversos setores da Maternidade. Buscou-se, desde então, oferecer atendimentos em situações de urgência e emergência obstétrica, nos casos de abortos, feto morto, recém-nascidos sindrômicos ou malformados, adoção, entre outros. No Alojamento Conjunto segue-se uma rotina de atendimento junto às puérperas e familiares com vulnerabilidade psicossocial, transtornos psiquiátricos, dificuldades na relação afetiva com o bebê e amamentação. Também neste setor atende-se de rotina as gestantes de alto risco obstétrico e/ou fetal. Na Unidade Neonatal busca-se atender rotineiramente às famílias dos recém-nascidos internados seja pela prematuridade e baixo peso ou outras complicações neonatais. Desde 2014 conta-se com psicólogos residentes da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde.

Área

5. Novas Tecnologias, Gestão e Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde - 5.4 Implantação de Serviços de Psicologia no Hospital Geral

Autores

Zaira Aparecida Oliveira Custodio, Anne Luisa Nardi, Maria Emília Pereira Nunes, Leticia Macedo Gabarra