11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Residência Multiprofissional em Saúde: experiências iniciais do acompanhamento psicológico no pré-operatório imediato de cirurgia cardíaca

Resumo

As doenças cardiovasculares constituem atualmente a maior causa de morbimortalidade no mundo. Nos últimos anos, a cirurgia cardíaca vem se desenvolvendo rapidamente porém, apesar do avanço tecnológico, o paciente cirúrgico nunca se sente totalmente seguro, pois a cirurgia tende a gerar intenso desconforto emocional e ameaça a sua integridade física e psicológica. O objetivo do estudo foi evidenciar a relevância da atuação do psicólogo com pacientes em pré-operatório imediato de cirurgia cardíaca, a partir da pesquisa bibliográfica sobre o tema aliada as experiências práticas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde atenção clínica especializada (cardiologia/nefrologia), realizado pela Universidade Severino Sombra (USS) em parceria com o Hospital Universitário de Vassouras (HUV). Atualmente esta prática acontece na enfermaria de cardiologia, centro cirúrgico, CTI, hemodinâmica e Pronto Socorro, contemplando as especificidades do segundo ano de residência. Porém o presente trabalho refere-se as experiências iniciais do acompanhamento psicológico aos pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca, desde a sua internação na enfermaria de cardiologia até o momento da cirurgia, já no centro cirúrgico antes do início da sedação. As reações emocionais dos pacientes que serão submetidos a cirurgia cardíaca são diversas e estão relacionadas tanto a variáveis subjetivas (características de personalidade, histórico de vida e da doença, antecedentes psiquiátricos) como objetivas (grau de confiança na equipe e na instituição). Partindo desse pressuposto, observa-se com maior prevalência principalmente nos momentos que antecedem a anestesia (já no centro cirúrgico) a ansiedade e o medo, relacionados à ameaça de morte – dado o caráter vital do coração e a simbologia nele depositada, à própria perda do controle, causada pela anestesia geral (comumente relacionada à passagem para a morte). É possível perceber a influência de dois principais fatores na minimização da ansiedade e sentimento de insegurança nesses pacientes a partir da atuação do psicólogo no centro cirúrgico. O primeiro diz respeito ao vínculo estabelecido com o paciente desde a enfermaria, que tem se mostrado relevante, pois quando o paciente chega ao centro cirúrgico ele se vê diante de uma nova equipe na qual ele não possui vínculo, sendo o psicólogo o profissional de referência neste momento. O segundo refere-se a criação de um espaço onde o paciente seja ouvido e considerado como sujeito e não apenas como um corpo objetalizado sobre o qual ocorrerá uma intervenção cirúrgica, comumente visto pela equipe do centro cirúrgico. Frente ao exposto, fica muita clara a importância da atuação do psicólogo no centro cirúrgico, o que temos conseguido confirmar com nossa prática até o momento e que tem se mostrado relevante devido a carência de pesquisas e estudos direcionados a prática do psicólogo neste setor específico.

Referências Bibliográficas

De Oliveira, S. A.; De Oliveira, M. De F. P. Psicologia e cardiologia: um desafio que deu certo In: Ribeiro, A. L. A.; Gagliani, M. L. Psicologia e Cardiologia: um desafio que deu certo. São Paulo: Atheneu, 2010.

Sebastiani, R. W., & Maia, E. M. C. (2005) Contribuições da psicologia da saúde–hospitalar na atenção ao paciente cirúrgico. Acta Cirúrgica Brasileira On line, 20(1), 50-55. Recuperado em 11 de abril, 2017, de http://www.scielo.br/acb

Ragozini, C.A.; Almeida, C.P.; Pereira, J.A.; Barbosa, L.N.F. A atuação da psicologia clínica hospitalar em cardiologia. In: Ismael, S.M.C. A prática psicológica e sua interface com a doença. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

Romano, B.W. Psicologia e Cardiologia:encontros possíveis. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

Ismael, S.M.C.; De Almeida, C.P. As cirurgias de ponte de safena e de troca de válvula cardíaca In: Knobel, E; Silva, A. L. M. ; Andreoli, P. B. de A. Coração...é emoção: a influência das emoções sobre o coração. São Paulo: Atheneu, 2010.



Área

5. Novas Tecnologias, Gestão e Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde - 5.3 Residência Multiprofissional

Instituições

Universidade Severino Sombra - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Leonara Oliveira Tadeu, Milena da Silva Magalhães