11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Implementação do Modelo de Cogestão no Serviço de Psicologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand

Resumo

O Sistema Único de Saúde, com seus princípios socialistas, universaliza a atenção de forma integral e estrutura a gestão de maneira participativa, incluindo a visão do usuário no processo de corresponsabilização de seu processo saúde-doença. O modelo de cogestão de coletivos de Campos tem como base o fortalecimento dos grupos, com vistas à sua autonomia. A integração gestor-colaborador-usuário possibilita o enfrentamento de desafios com resoluções interessantes, de forma a garantir o benefício para todas as partes. A maternidade, como ponto de atenção da Rede de Atenção a gestantes, tem como princípios e diretrizes a Política Nacional de Humanização, tendo a cogestão como eixo estruturante. Sendo assim, a MEAC gera suas ações por meio de processos organizativos de trabalho, colegiados gestores, abertos à participação dos colaboradores, conforme seus setores de atuação. O processo de implantação da cogestão do serviço de psicologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, maternidade vinculada ao complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará, ocorreu a partir da adesão ao convênio entre a referida Universidade e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, por meio do qual foram admitidas 11 profissionais de psicologia, distribuídas entre os setores da Maternidade Escola. Esse trabalho visa discorrer sobre o processo de implantação da cogestão no serviço de psicologia, uma vez em que o modelo predominante de gestão consistia na centralização do poder. A reestruturação do serviço de psicologia ocorreu com a criação de núcleos cogestores - educação permanente, organização do espaço físico, eventos e organização, escala e horários, assistência e cuidando do cuidador, sob a responsabilidade compartilhada do grupo. Cada núcleo compõe-se de três a quatro psicólogas, que organizam os processos de trabalho administrativo e assistencial, com tomadas de decisão coletiva, após exaustivas discussões. Por vezes, as deliberações demandam tempo, não só por sua complexidade, mas também pela diversidade de opiniões acerca de um mesmo tema. Experiências diferentes enriquecem as possibilidades de resolução dos problemas. No entanto, emergem inúmeros desafios à medida em que as ações são executadas. Um deles, é garantir que sejam incluídos na pauta do colegiado geral os encaminhamentos decididos nos núcleos cogestores do Serviço de Psicologia, além da participação dos usuários nos colegiados.

Referências Bibliográficas

Campos, G. W. S. Um método para análise e co-gestão de coletivos. São Paulo: Hucitec, 2000.

CAMPOS, G. W. S.; MINAYO, M. C. de S; AKERMAN, M.; DRUMOND Jr., M. & CARVALHO, Y. M.Tratado de Saúde Coletiva. 2009. Fiocruz. São Paulo.

COELHO, I. B.& CAMPOS, G. W. S. Os hospitais na reforma sanitária brasileira. Tese de doutorado em saúde coletiva. 2013.

CAMPOS, G. W. S. & AMARAL, M. A. A clínica ampliada e compartilhada, a gestão democrática e redes de atenção como referenciais teórico-operacionais para a reforma do hospital. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, p.849-859, aug. 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.351/GM/MS, de 5 de outubro de 2011. Altera a Portaria nº
459/GM/MS, de 24 de junho de 2011, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede Cegonha. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 jul. 2011.

Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência a Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Brasília, DF: O Ministério; 2001.

Área

5. Novas Tecnologias, Gestão e Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde - 5.4 Implantação de Serviços de Psicologia no Hospital Geral

Autores

lia burlamaqui vasconcelos, Evelyne nunes everdosa bastos, maria do socorro leonácio, Ana kristia da silva martins, ilana leila barbosa de lima, lorena rodrigues ferreira guimarães santos, myrna araujo cavalcante