Atendimento Psicológico Online: novas demandas e novas práticas mediadas por tecnologia na promoção de saúde
No fim do século passado, com o intenso crescimento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, os profissionais da psicologia começaram a se utilizar destas ferramentas para trabalhar. Ainda sem nenhuma regulamentação por parte dos Conselhos de Psicologia, não havia restrições para a prática psicológica mediada pelas TIC. Com a publicação da Resolução 03/2000 do Conselho Federal de Psicologia – CFP, obtivemos os primeiros parâmetros para esta prática. A última resolução sobre este tema (11/2012), define a Orientação Psicológica mediada por tecnologia como um atendimento pontual, informativo e focado em um tema proposto - processo este limitado a 20 sessões. Esta modalidade de atendimento, por ir além das condicionantes de espaço geográfico, apresenta benefícios como a possibilidade de ser atendido por um psicólogo mesmo que seu município não disponha deste profissional ou, no caso das grandes cidades, sem a necessidade de enfrentar horas de transporte, ou ainda, no advento de algum tipo de dificuldade de locomoção até um consultório presencial, entre outros benefícios. Ou seja, o uso das TIC pode facilitar a promoção de saúde psicológica. Tal modalidade de trabalho do psicólogo está sendo construída através da constante reflexão e da práxis em um processo dialético, que abarca conteúdos também presentes na clínica convencional, mas considera novas questões, específicas do Cyberespaço. Todavia, inúmeros profissionais de nossa categoria ainda hoje desconhecem a existência desta prática. O desenvolvimento exponencial das TIC, bem como a multiplicação de seus usuários, sugere fortemente a tendência de os atendimentos psicológicos via Internet também se avolumarem. Portanto,
é importante que os profissionais da Psicologia se preparem para esta demanda da contemporaneidade.
Ciro Giovanini Braga / A Orientação Psicológica mediada por tecnologia e suas particularidades: entraves e benefícios / No momento atual, a Orientação Psicológica mediada por tecnologia é pautada na Resolução 11/2012 do Conselho Federal de Psicologia - CFP. Trata-se de um processo pontual, informativo e focado em um tema proposto pela dupla profissional-paciente. Esta modalidade de atendimento, por ir além das condicionantes de espaço geográfico, apresenta benefícios como a possibilidade de ser atendido por um psicólogo mesmo que seu município não disponha deste profissional ou, no caso das grandes cidades, sem a necessidade de enfrentar horas de transporte, ou ainda, no advento de algum tipo de dificuldade de locomoção até um consultório presencial, entre outros benefícios. No entanto, a Orientação Psicológica Online não pode ser confundida com Psicoterapia, e apresenta portanto limitações intrínsecas aos seus objetivos, como a impossibilidade de atender a demandas complexas, as quais exigem um acompanhamento superior a 20 sessões, quantidade atualmente limite, estabelecida pelo CFP para a atuação na modalidade em questão.
Felipe de Souza Areco / Orientação Psicológica mediada por tecnologia: um breve histórico do saber e da prática / No fim do século passado, com o intenso crescimento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, os profissionais da psicologia começaram a se utilizar destas ferramentas para trabalhar. Ainda sem nenhuma regulamentação por parte dos Conselhos de Psicologia, não havia restrições para a prática psicológica mediada pela tecnologia. Com a publicação da Resolução 03/2000 do Conselho Federal de Psicologia – CFP, obtivemos os primeiros parâmetros para esta prática. Em 2003, a Resolução nº 10 alterou a resolução anterior, pela necessidade de o CFP aperfeiçoar o sistema de fiscalização dos serviços e pesquisas realizadas via Internet. Em 2005 foi publicada uma nova resolução, a de nº 12, que visou a esclarecer melhor como esta prática deve ser desenvolvida, bem como discorrer sobre as normas para o site que oferece o serviço. A última resolução sobre este tema, a de nº 11, data de 2012, e define a Orientação Psicológica mediada por tecnologia como um atendimento pontual, informativo e focado em um tema proposto, processo este limitado a 20 sessões. No presente momento, existem mais de 600 sites autorizados a oferecer esse serviço e tal estatística tem crescido com grande velocidade (CFP, acesso em 28/03/2017).
Natália Gallo Mendes Ferracioli / Orientação Psicológica mediada por tecnologia: formação do profissional e perspectivas futuras / O desenvolvimento exponencial das tecnologias de comunicação e informação, bem como a multiplicação de seus usuários, sugere fortemente a tendência de os atendimentos psicológicos via Internet também se avolumarem. Todavia, inúmeros profissionais de nossa categoria ainda hoje desconhecem a existência desta prática, regulamentada pelo CFP. Considerando-se que ainda não há manuais sobre o atendimento online, com o intuito de prover maior informação acerca do tema e melhor qualificação do profissional que se interessa por tal modalidade, oferecemos recentemente a primeira turma de um curso de introdução à prática do atendimento online, composta por cerca de 30 participantes. Evidenciou-se nesta experiência que a maior parte dos profissionais apresentava, inicialmente, uma concepção de que o atendimento online seria uma transposição do modelo clínico habitual já consagrado, de forma que os mesmos se depararam com questões que precisavam ser repensadas para a correta compreensão das particularidades deste tipo de serviço. Tal modalidade de trabalho do psicólogo está sendo construída através da constante reflexão e da práxis em um processo dialético, que abarca conteúdos também presentes na clínica convencional, mas considera novas questões, específicas do Cyberespaço.
5. Novas Tecnologias, Gestão e Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde - 5.2 Preceptoria / Supervisão e Formação Continuada
Brasil Telemedicina - São Paulo - Brasil, Inclinare Psicologia - São Paulo - Brasil, Psicologia24hs - São Paulo - Brasil
Ciro Giovanini Braga, Natália Gallo Mendes, Felipe de Souza Areco