Estágio supervisionado em Psicologia Hospitalar: refletindo sobre a prática da Psicologia em um Hospital de referência no tratamento de doenças infectocontagiosas em Natal/RN
Introdução: De acordo com Costa e Holanda (1996), no âmbito específico da atribuição do psicólogo, somente podem exercer a profissão os portadores de Diploma de Formação em Psicologia, cujo currículo mínimo prevê o Estágio Supervisionado como procedimento prático de facilitação do futuro exercício profissional. Pensando nisso, a prática da Psicologia Hospitalar oferece um campo amplo de reflexão e atuação, o que permite desenvolver competências e habilidades para a formação profissional. A inserção nesse contexto gera qualidade, amplia a promoção da saúde e melhora os atendimentos, garantindo a compreensão de diferentes práticas teóricas. Objetivos: Apresentar experiência de estágio profissionalizante em Psicologia da Saúde/Hospitalar no Hospital Giselda Trigueiro (HGT), Natal – RN, sendo este referência para todo o Estado em doenças infectocontagiosas. Metodologia: O estágio foi realizado em um Hospital Escola, entre 2015.2 e 2016.1, tendo como cenário de prática a enfermaria Misto I (doenças infeccontagiosas). A atuação deu-se pensando na tríade paciente, acompanhante e equipe de saúde, observando as questões envolvidas no processo de adoecimento e hospitalização. Foram desenvolvidas atividades de rotina (visitas de acolhimento, triagem psicológica, avaliação psicológica, registros em prontuário, interconsultas, encaminhamentos, discussões de caso, grupos de apoio ao familiar/acompanhante e atividades de educação em saúde). As atividades foram pensadas de acordo com as demandas identificadas no campo de estágio, visto que a hospitalização causa desestruturação não apenas no paciente internado, mas também nos seus familiares que se deparam com a possibilidade de morte nesse âmbito. Resultados: As intervenções desenvolvidas mostraram que o profissional psicólogo e/ou em formação precisa buscar um contato mais próximo com outras profissões, valorizando o diálogo entre possíveis saberes. O psicólogo hospitalar não busca apenas um diagnóstico no sentido formal, sua busca vai à direção de alcançar uma visão mais ampla de quem é e de como está o paciente frente ao seu processo de hospitalização. Discussão dos Resultados: Considera-se que para uma melhor organização da assistência ao paciente, se faz importante um conhecimento integral do indivíduo, o que sinaliza a busca de melhores caminhos para uma atenção planejada, propondo também um norteamento para a formação. Observou-se ainda que o estágio curricular supervisionado é uma ferramenta fundamental para o crescimento como acadêmico e futuro profissional, uma vez que contribui para a ampliação do conhecimento construído, permitindo uma reflexão sobre diferentes situações e sobre como conduzi-las. Considerações Finais: A experiência de estágio proporcionou o desenvolvimento de uma atuação interprofissional por meio do diálogo entre saberes, contribuindo para a qualidade de vida do paciente hospitalizado e de todos os envolvidos nesse processo. Contudo, o estágio supervisionado nesse campo de atuação, possibilita que o acadêmico possa lidar com questões existenciais, tais como a morte, luto e outras possíveis frustrações, as quais são indispensáveis à formação do psicólogo. Palavras-chave: Psicologia hospitalar; Formação; Cuidado integral; Atuação interprofissional.
JÚNIOR, A.L; HOLANDA. A.F. “Estágio em Psicologia: discussão de exigências e critérios para o exercício de supervisor de estágio”. Psicologia, Ciência e Profissão, Brasília, v. 16, n. 2, p. 4-9, 1996.
2. Universalidade, Equidade e Integralidade em Saúde - 2.2 Interdisciplinaridade na Formação e Atuação Profissional
ROBSON MECHEL BERTO DA SILVA, JANINE CONCEIÇÃO DE ARAÚJO, CAROLINE ARAÚJO LEMOS FERREIRA, ARIANE CRISTINY DA SILVA FERNANDES