As relações intergeracionais promovendo a saúde emocional do idoso
O envelhecimento crescente da população brasileira coloca, para os psicólogos, o desafio de voltar sua atenção e cuidado para este segmento etário. O impacto do envelhecimento no psiquismo humano, as especificidades de saúde (física e emocional) desta população colocam para todos nós a tarefa de problematizar a longevidade e pensar em alternativas para a promoção de sua saúde e bem estar.
O Estatuto do idoso (2013) assinala como um dos direitos fundamentais da pessoa idosa:
“Art. 3.º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”
Estimula-se, ainda que tal convivência comunitária seja intergeracional, conforme disposto no item IV do referido artigo:
“IV - viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações”
Aproximar diferentes gerações promovendo a participação e convivência comunitária é justamente o objetivo do projeto Oldnet (www.oldnet.com.br), tema de nosso estudo. Desenvolvido pela organização social Associação Cidade Escola Aprendiz sediado em São Paulo-SP, o Oldnet é um projeto que promove a intergeracionalidade adolescente-idoso através do ensino de tecnologia: adolescentes (de em média 15 anos de idade) ensinam voluntariamente idosos a lidar com o computador e a Internet.
Enquanto coordenadora do referido projeto durante mais de dez anos, tive o privilégio de observar dezenas de duplas adolescente-idoso e testemunhar os diversos benefícios tanto para um e outro segmento etário, realizando uma pesquisa em Psicologia. A referida pesquisa de dissertação de mestrado (também publicada em livro recentemente) apresentou diversos processos testemunhados em cerca de 80 duplas adolescente-idoso, em dez anos de trabalho. O método utilizado para o estudo foi a observação, o relato de vinhetas e a reflexão destas passagens por meio da teoria psicanalítica e psicológica.
Nosso objetivo, em nossa Comunicação oral, é apresentar os principais achados deste estudo, enfatizando os benefícios da interação intergeracional para o idoso; ou, em outras palavras, de que forma a convivência com adolescentes promove a saúde e o bem estar na população que envelhece.
Discutimos os resultados do estudo realizado apresentando aspectos psíquicos importantes da adolescência, da velhice e da interface entre as duas gerações. Dialogamos com o pensamento de Freud, Ferenczi, Balint, Helene Deutsch, Anna Freud e Karl Abraham, bem como de Ernest Jones e D. Winnicott.
Estatuto do Idoso / Ministério da Saúde - 3. ed., 2. reimpr. - Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
MARQUES, Izabel de Madureira. O fim e o começo – Uma leitura psicanalítica do encontro intergeracional entre adolescentes e idosos. São Paulo: Editora Escuta, 2016 (ISBN 8571373952)
Projeto Oldnet: www.oldnet.com.br
Referências utilizadas na pesquisa:
ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.
ABRAHAM, K. Algunas observaciones sobre el papel de los abuelos en la psicologia de la neurosis. In: ______. Estudios sobre psicoanálisis y psiquiatría. Buenos Aires: Hormé, 1961. p. 42-45.
______. Sobre o prognóstico de tratamentos psicanalíticos na idade avançada. Pulsional Revista de Psicanálise, Ano 22, n. 3, set. 2009. p. 78-83.
BACELAR, R. O lugar da avó. Recife: Fundação Antônio dos Santos Abranches, 2002.
BACHELARD, G. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1985.
BALINT, M. The adolescent’s fight against masturbation. In: ______. Problems of human pleasure and behavior. New York: Liveright, 1956a. p. 49-68.
______. The psychological problems of growing old. In: ______. Problems of human pleasure and behavior. New York: Liveright, 1956b. p. 69-85
BEAUVOIR, S. de. A velhice. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1990.
BENJAMIM, W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Obras escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BERLINCK, M. A envelhescência. In: ______. Psicopatologia fundamental. São Paulo: Escuta, 2000. p. 193-198.
BLOS, P. Adolescência: uma interpretação psicanalítica. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BOHOSLAVSKI, R. Vocacional: teoria, técnica e ideologia. São Paulo: Cortez, 1983.
BOLLAS, C. Forças do destino: psicanálise e idioma humano. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1992a.
______. A sombra do objeto. Psicanálise do conhecido não-pensado. Rio de Janeiro: Imago, 1992b.
CALLIGARIS, C. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
CUNHA, A. G. da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2007.
DEUTSCH, H. Problemas psicológicos da adolescência – com ênfase especial na formação de grupos. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1977.
DICIONÁRIO LATIM-PORTUGUÊS, PORTUGUÊS-LATIM. Porto: Porto Editora, 2008.
DIMENSTEIN, G. Jornalismo comunitário. Palestra integrante do evento “Café com Leitura recebe Gilberto Dimenstein”, Livraria da Vila / Casa do Saber – São Paulo, 2005.
______. O mistério das bolas de gude: histórias de humanos quase invisíveis. Campinas: Papirus, 2006.
ENSINA-ME a viver. Direção: Hal Ashby. Produção: Colin Higgins; Charles B. Mulvehil. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1971. 1 DVD.
ERIKSON, E. H. Identidade, juventude e crise. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1976.
ETCHEGOYEN, R. H. Fundamentos da Técnica Psicanalítica. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FERENCZI, S. O complexo do avô. In: ______. Obras completas. Psicanálise II. São Paulo: Martins Fontes, 1992a. p. 59-60.
______. Confusão de línguas entre os adultos e a criança. In: ______. Obras completas. Psicanálise IV. São Paulo: Martins Fontes, 1992b. p. 97-106.
______. Para compreender as psiconeuroses do envelhecimento. In: ______. Obras completas. Psicanálise III. São Paulo: Martins Fontes, 1992c. p. 145-150.
______. O sonho do bebê sábio. In: ______. Obras completas. Psicanálise III. São Paulo: Martins Fontes, 1992d. p. 207.
FERRIGNO, J. C. Co-educação entre gerações. Petrópolis: Vozes, 2003.
FIGUEIREDO, L. C. A invenção do psicológico: quatro séculos de subjetivação. São Paulo: Escuta/Educ, 1992.
______. Saindo da adolescência. In: ______. As diversas faces do cuidar: novos ensaios de psicanálise contemporânea. São Paulo: Escuta, 2009. p. 153-166.
FREUD, A. O ego e os mecanismos de defesa. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982.
FREUD, S. “To Emil Fluss” Viena, at night, June 16, 1873. In: FREUD, E. (Org.). Letters of Sigmund Freud. New York: Basic Books, 1960. p. 3-6.
______. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996a. vol. XIII, p. 281-288.
______. Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996b. vol. X, p. 33-107.
______. Análise terminável e interminável. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996c. vol. XXIII, p. 239-287.
______. Estudos sobre a histeria. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996d. vol. II, p. 173-183.
______. Cinco lições de psicanálise. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996e. vol. XI, p. 3-51.
______. Dostoievski e o parricídio. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996f. vol. XXI, p. 205-227.
______. Um distúrbio de memória na Acrópole. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996g. vol. XXII, p. 291-303.
______. A etiologia das neuroses. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996h. vol. I, p. 245-269.
______. A história do Movimento Psicanalítico. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996i. vol. XIV, p. 13-82.
______. Sobre os critérios para destacar da neurastenia uma síndrome particular intitulada “Neurose de angústia”. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996j. vol. III, p. 116-124.
______. Lapsos de língua. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996k. vol. VI, p. 77-135.
______. As neuroses de defesa. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996l. vol. I, p. 299-316.
______. Notas sobre um caso de neurose obsessiva. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996m. vol. X, p. 157-222.
______. Projeto para uma psicologia científica. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996n. vol. I, p. 457-506.
______. Romances familiares. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996o. vol. IX, p. 241-247.
______. A sexualidade na etiologia das neuroses. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996p. vol. III, p. 287-312.
______. Sobre a etiologia e a teoria das principais neuroses. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996q. vol. I, p. 257-276.
______. Sobre o narcisismo: uma introdução. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996r. vol. XIV, p. 85-119.
______. Um tipo especial de escolha objetal feita pelos homens. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996s. vol. XI, p. 147-157.
______. Un trastorno de la memoria en la Acropolis. In: Obras completas: Sigmund Freud. Madrid: Biblioteca Nueva, 1996t. tomo III, p. 3328-3334.
______. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996u. vol. VII, p. 123-252
______. A predisposição à neurose obsessiva. In: Obras Completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 324-337.
______.; SALOMÉ, L. A. Correspondência completa (1912-1936). Rio de Janeiro: Imago, 1975.
FREITAS, E. et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
GAVIÃO, A. C. D. A passagem do tempo e suas ressonâncias íntimas: psicanálise, Rorschach e envelhecimento. São Paulo: Vetor Editora, 2002.
GUANAES, N. Júnior. Folha de S. Paulo, Mercado, 8 mar. 2011. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me0803201112.htm
HISTÓRIA sem fim. Direção: Wolfgang Petersen. Produção: Bernd Eichinger; Dieter Geissler. Alemanha; Estados Unidos: Neue Constantin Film; Warner Bros. Pictures, 1984. 1 VHS.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009.
JOB, J. C.; PIERSON, M. Endocrinologia pediátrica e crescimento. São Paulo: Editora Manole, 1980.
JONES, E. The phantasy of the reversal of generations. In: ______. Papers on psycho-analysis. London: Bailliére, Tindall & Cox, 1938a. p. 525-530.
______. The significance of the grandfather for the fate of the individual. In: ______. Papers on psycho-analysis. London: Bailliére, Tindall & Cox, 1938b. p. 519-524.
KACHAR, V. Terceira idade e informática: aprender revelando potencialidades. São Paulo: Cortez, 2003.
KANTER, J. Face to face with children: Life and work of Claire Winnicott. London: Karnac Books, 2004.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LOPEZ, A. F.; CAMPOS JÚNIOR, D. Tratado de pediatria. São Paulo: Editora Manole. 2007.
OLDNET. Era uma vez... Oldnet. Disponível em: http://www.oldnet.com.br/conhecendo/historico.htm
LEVISKY, D. Adolescência hoje – Fatores culturais na estruturação da personalidade e identidade das crianças e dos adolescentes na atualidade. Gramado: FEPAL, s.d. Disponível em: http://www.davidleolevisky.com.br/artigos/Adolesc%EAncia%20hoje%20Fepal%20Gramado.pdf
MARQUES, I. O jovem como educador. In: ASSOCIAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ. Trilhas educativas, Coleção Tecnologias do Bairro Escola. São Paulo, Editora Moderna, 2011a. vol. 2.
______. Pueden colaborar las tecnologías a la formación de vínculos entre las generaciones? Colección de Documentos Técnicos de La Red Intergeneracional, n. 19,2011b.Disponível em http://pt.calameo.com/read/000572996cd564ecbd524
MENNA-BARRETO, L.; WEY, D. Ontogênese do sistema de temporização – a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida humana. Psicologia USP, v. 18, n. 2, jun. 2007.
MUCIDA, A. O sujeito não envelhece. Psicanálise e velhice. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
NERI, A. L. Feminização da velhice. In: ______. (Org) Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: Editora Perseu Abramo, Edições SESCSP, 2007. p. 47-64.
OUTEIRAL, J. O. Adolescer: estudos sobre adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
______. Adolescência: modernidade e pós-modernidade. [S.l.]: 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v22n68/v22n68a05.pdf
QUINTANA, M. Apontamentos de história sobrenatural. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2005.
SAFRA, G. A face estética do self: teoria e clínica. São Paulo: Unimarco Editora, 1999.
______. Uma nova modalidade psicopatológica na pós-modernidade: os espectrais. Psychê: Revista de Psicanálise, Ano IV, n. 6, p. 45-51, 2000.
SALINGER. J. D. O apanhador no campo de centeio. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Do autor, 1965.
SANTOS, D. de F. Relações intergeracionais: palavras que estimulam. 2010. Dissertação (Mestrado em Gerontologia). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
SUPER-HOMEM. Direção: Richard Donner. Produção: Alexander Salkind; Ilya Salkind; Pierre Spengler. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures, 1978. 1 DVD.
VARELLA, D. Benvinda. Folha de S. Paulo, 30 jan. 2010.
VERSOLATO, M. Encontro de gerações. Folha de S. Paulo, Caderno Equilíbrio, 25 mar. 2010. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2503201004.htm
WEIL, S. O enraizamento. In: BOSI, E. (Org). Simone Weil. A condição operária e outros estudos sobre a opressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 411.
WINNICOTT, D. Conceitos contemporâneos de desenvolvimento adolescente e suas implicações para a educação superior. In: ______. O brincar e a realidade. Rio de janeiro: Imago, 1975a. p. 187-203.
______. A localização da experiência cultural. In: ______. O brincar e a realidade. Rio de janeiro: Imago, 1975b. p. 133-143.
WINNICOTT, D. Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
______. Assistência residencial como terapia. In: ______. Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005a. p. 249-258.
______. O desenvolvimento da capacidade de envolvimento. In: ______. Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005b. p. 111-117.
______. A luta para superar depressões. In: ______. Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005c. p. 163-175.
1. Cuidados em Saúde nos Ciclos da Vida - 1.6 Processo de Envelhecimento e Saúde
Izabel de Madureira Marques