O Lúdico no espaço hospitalar: resultados do Projeto de extensão Brincando e Aprendendo
A experiência de hospitalização é vivenciada de modo desagradável, pois se relaciona a diferentes perdas. As crianças são mais vulneráveis que os adultos precisando de mais ajuda externa para conseguir lidar com as adaptações que a hospitalização exige. Entre as dificuldades destacam-se os procedimentos dolorosos e invasivos, a falta do convívio escolar, falta do ambiente seguro e conhecido de sua casa, as limitações impostas pela doença e tratamento, falta dos amigos e a falta do brincar. Conforme Winnicott (1975) brincar é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento da criança, pois é uma das formas em que consegue se expressar e elaborar suas fantasias, temores e medos. O projeto de extensão “Brincando e aprendendo” da Universidade Feevale realiza atividades junto à Unidade de Pediatria de um hospital da região do Vale do Sinos envolvendo professores e acadêmicos dos cursos de Psicologia e Pedagogia. Tem como objetivo buscar a melhora do bem estar das crianças internadas e de seus cuidadores a partir de atividades lúdicas e de oficinas que ofereçam à criança um espaço para expressar-se, como também um momento de aprendizagem sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil aos que acompanham a internação da criança. As atividades ocorreram em três tardes da semana. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos pelo projeto no ano de 2016. Foram atendidas 346 crianças e realizadas 106 oficinas. Através de um instrumento elaborado a partir dos objetivos do projeto (Escala Likert), se buscou avaliar as atividades realizadas com os seguintes resultados: todos os pais concordaram totalmente que houve melhora do bem estar a partir de atividades lúdicas durante o período de internação hospitalar, todos os pais concordaram totalmente que o projeto proporcionou aumento no nível de conhecimento sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. As verbalizações espontâneas dos pais durante as atividades se referem à ansiedade das crianças pela chegada dos dias em que acontece o projeto e a alegria dos pais diante da possibilidade de reencontrar o “lado criança” em seus filhos, apesar da doença e hospitalização. Conclui-se que o projeto tem atendido seus objetivos e ressalta-se a importância dos espaços lúdicos nas unidades pediátricas.
WINNICOTT, D. W. O Brincar & a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
1. Cuidados em Saúde nos Ciclos da Vida - 1.1 Atenção Integral à Criança e ao Adolescente no Contexto de Saúde e Doença
Carmen Esther Rieth, Eduarda Lazzarin Leal, Simone Moreria dos Santos