Vivências no Hospital Geral: relato de experiência de uma estagiária de psicologia inserida no cuidado interdisciplinar dos pacientes de saúde mental de um Hospital Geral de Ensino
As vivências transmitidas neste trabalho emergiram durante o estágio supervisionado de psicologia hospitalar em um Hospital Geral de Ensino. Durante o estágio houve a oportunidade da estagiária de psicologia se unir em um projeto de cuidado aos pacientes internados nos leitos saúde mental do HG. No Brasil, foi publicada em 2001, a Lei Federal 10.216 que redirecionou a assistência e dispôs sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, o que impulsionou a Reforma Psiquiátrica no país com a implementação da Rede de Atenção Psicossocial. A proposta do projeto advém da necessidade de integração entre as equipes existentes e a inserção desta prática na formação dos estudantes de graduação e residentes multiprofissionais. O objetivo é implantar e sistematizar os planos de cuidados da equipe multiprofissional junto ao paciente psiquiátrico hospitalizado nesta instituição de saúde. A equipe é composta por uma residente de enfermagem, um residente de fonoaudiologia e uma acadêmica de psicologia, todos supervisionados in loco pela professora de enfermagem. Na proposta multiprofissional os membros da equipe colhem os dados do paciente e intervêm em conjunto, buscando acrescentar sua especifidade nas construções da equipe e ter sua avaliação enriquecida pelo grupo, já que ao final de cada visita nos leitos discute-se o caso juntos. A estagiária de psicologia, além desse espaço em equipe com a supervisão da professora de enfermagem, tem um segundo momento semanal com a supervisora de psicologia hospitalar, em que discute com maior profundidade os aspectos psicológicos identificados nos casos. Durante esta experiência identificou-se como a saúde mental dentro dos hospitais gerais é estigmatizada, pois os profissionais atuantes no hospital geral tendem a relacionar a loucura com comportamentos de surtos representados por agressões e instabilidades e, por isso, não contemplam a visão integralizada do indivíduo em sofrimento psíquico. Isto gera conflitos com a equipe, inadequação da assistência humanizada, comunicação falha entre os profissionais e suporte insuficiente. Assim, a busca da equipe no projeto em questão é realizar o diagnóstico situacional do indivíduo, suas condições psicossociais, os diagnósticos outros da equipe e os atravessamentos institucionais. Depois, em conjunto chegam a um ponto comum de intervenção a ser feita com o paciente, a família e a equipe. A experiência relatada revela que esta proposta apresenta resultados inovadores que asseguram a inserção social. No entanto é necessário que as intervenções se estendam para os familiares que nem sempre estão presentes e isso constitui um desafio a ser enfrentado para que estes pacientes tenham um atendimento efetivo e que abrange as dimensões biopsicossociais, culturais e conceituais necessárias para proporcionar qualidade de vida. Considera-se assim que o trabalho em saúde mental no Hospital geral é um desafio, sobretudo pelos estigmas associados à loucura e as restrições dos profissionais do ambiente hospitalar. Entretanto, projetos que inserem a interlocução e o cuidado integrado como apoio aos pacientes, a família e a equipe trazem a aposta e a esperança de uma construção possível de suporte viável e eficaz em saúde mental na instituição hospitalar geral.
BRASIL. Portaria nº 3088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União. 21 maio 2013; Seção 1: 37- 38.
BRASIL. Ministério da Saúde, Saúde Mental em Dados – 10, ano VII, nº 10. Informativo eletrônico. Brasília (DF): março de 2012a. [Citado em 2015 fev. 22]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/mentaldados10.pdf
4. Modelos de Prevenção e Promoção da Saúde em Diferentes Contextos - 4.7 Técnicas Integrativas no HG
Universidade de Uberaba - Minas Gerais - Brasil
Thais Jesus Rosa, Thais Silva Pereira, Marciana Fernandes Moll