Título: Preparo psicológico para cirurgia em pediatria: proposta de intervenção
Introdução: As crianças muitas vezes ainda não são totalmente capazes de entender os motivos reais e tudo que está envolvido num processo cirúrgico. Entretanto, percebem que é um evento diferente e invasivo, que causa dor e desconforto, e principalmente, faz com que ela se afaste do seu ambiente familiar e escolar. A desinformação infantil pode gerar ou intensificar fantasias e temores, o que ratifica a importância de comunicá-las do seu percurso terapêutico. O presente trabalho trata-se de um projeto realizado em um hospital do interior do estado do Rio Grande do Sul, que servirá como base para uma proposta de intervenção nesta instituição com crianças indicadas para cirurgias em otorrinopediatria e o cuidador responsável. Objetivos: Utilizar técnicas de preparação psicológica no processo pré e pós cirúrgico para reduzir os níveis de ansiedade nas crianças e pais/responsáveis, com o intuito de ampliar a sensação de bem-estar, aumentar a adesão ao tratamento, esclarecer dúvidas e fantasias que possam ser geradoras de sofrimento. Metodologia: A amostra foi composta por trinta pacientes com idades entre três e doze anos e seus respectivos cuidadores. A proposta interdisciplinar contou com a coordenação de uma psicóloga e a participação de estagiárias de Psicologia, assistente social e enfermeira. Foi realizado um encontro em grupo, anterior ao momento da cirurgia, utilizando-se de instrumentos lúdicos educativos (vídeos, desenhos e brinquedos) para aproximar crianças e pais sobre o procedimento cirúrgico, detalhando sobre o ambiente hospitalar e particularidades da cirurgia. Durante a realização do procedimento cirúrgico contam-se ainda com o suporte psicológico para paciente e familiares realizado pela equipe responsável. Instrumentos de avaliação como a Escala de ansiedade pré operatória de Yale modificada e escala da percepção de medo cirúrgico, construída para o projeto, são utilizados no primeiro encontro e repetidos no dia do procedimento cirúrgico para mensurar, com as crianças, o medo experienciado ao vivenciar o processo de cirurgia. Resultados e discussão: Os resultados podem ser visualizados através do retorno dos profissionais da saúde envolvidos, que identificam uma maior colaboração entre as crianças, pais e equipe. Os relatos das famílias envolvidas neste projeto apontam para a redução do estresse na medida em que são informados e participam do processo da cirurgia. O resultado das escalas utilizadas apontam para uma redução significativa da sensação de medo que as crianças sentem após o grupo pré cirúrgico, assim como redução de sintomas comportamentais relacionados ao medo e a ansiedade. Conclusão: Percebeu-se que a intervenção em grupo e individualmente, no momento da cirurgia, proporcionou melhorias na compreensão do diagnóstico, sintomas e indicação cirúrgica, acarretando na diminuição da ansiedade e temores vivenciados pelo processo de adoecimento e suas consequências. Ampliou a colaboração da criança e dos pais em procedimentos médicos e de enfermagem assim como a vinculação entre paciente, familiares e equipe.
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1. Cuidados em Saúde nos Ciclos da Vida - 1.1 Atenção Integral à Criança e ao Adolescente no Contexto de Saúde e Doença
Sheryl Andreatta, Mariana Kristosch Santos, Fernanda Alves Carneiro