Os sentidos atribuídos por profissionais da Assistência Social ao Cuidado da Criança e do Adolescente Institucionalizado
Introdução: Esta pesquisa resultou de um projeto de Iniciação Científica com a proposta de compreender os obstáculos à realização do trabalho em equipe vivenciados pelos profissionais da Assistência Social de um abrigo para crianças e adolescentes. Objetivos: A partir dessa perspectiva, foram norteadores os princípios organizativos da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social, SUAS. E num segundo momento, entrevistas individuais e espaço grupal de reflexão das experiências desses profissionais para realizar o diagnóstico da queixa e intervenção. Metodologia: o grupo de reflexão é caracterizado pela ênfase na reflexão e indagação sobre processos relacionados a uma instituição específica. Tem como objetivo o conhecimento resultante a partir da vivência no grupo e do vínculo entre os membros e deles com a instituição. Seu diferencial é que não tem um estímulo disparador ou tema pré-estabelecido, mas sim a própria instituição como tema inicial e um contrato, o que permite a construção do tema pelos participantes. Os grupos de reflexão foram realizados em oito encontros, com periodicidade quinzenal, duração de uma hora e não possuía finalidade terapêutica. Para a discussão do conteúdo extraído de entrevistas individuais com os profissionais e grupos de reflexão, utilizou-se a técnica de organização de dados de núcleos de sentido. Resultados: foram detectados: falta de definição sobre o lugar de cada profissional na equipe multiprofissional, desconhecimento das Políticas Públicas da Assistência Social, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do fluxograma e demais aspectos organizativos da instituição, ausência de formação específica para atuação em contexto de instituição abrigo. Discussão dos Resultados: foi utilizado o referencial teórico das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978), que trouxe importante contribuição na área da Psicologia Social. A pesquisa configurou-se como qualitativa, adotando-se observação participante como técnica para a construção de dados. Foram também realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete profissionais, para obter dados relevantes sobre a prática. A Teoria das Representações Sociais foi elaborada por Moscovici com o intuito de explicar e compreender a dimensão histórico-crítica. Segundo o autor, o conhecimento é adquirido por meio da compreensão alcançada por sujeitos que pensam, porém, não sozinhos, pois a semelhança dos discursos de um grupo demonstra que os mesmos pensaram juntos sobre os assuntos relacionados, neste caso, a prática cotidiana de trabalho desta equipe. Considerações finais: esse conjunto de aspectos dificultava a criação de estratégias de intervenção que atuassem sobre os obstáculos institucionais presentes no cotidiano. Representar um objeto, para Moscovici (1978), é, ao mesmo tempo, conferir-lhe o status de um signo, é conhecê-lo, tornando-o significante. Foi possível mostrar um fenômeno de angústia, o qual muitas vezes a equipe não se dava conta, mas que possuía grande poder mobilizador. Trabalhar o vínculo entre os profissionais e o vínculo dos mesmos com os usuários institucionalizados. Resgatar o reconhecimento da importância da atuação dos educadores sociais para a instituição. Concluiu-se que é possível promover a saúde mental de uma área de trabalho muito desgastante psiquicamente, além da precarização do trabalho.
Palavras chave: Promoção de Saúde; Assistência Social; Psicologia Social.
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STELLA BOMBIG MAUAD SILVA, GISELE CESTARI ANIBAL, MATHEUS COLOMBARI CALDEIRA, LILIANA SCATENA