11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A percepção de crianças sobre os fatores positivos da hospitalização.

Resumo

O adoecimento e a hospitalização na infância podem consistir em fatores de risco para o desenvolvimento da criança, pois são considerados fatores estressores. Dessa forma, o atendimento a crianças hospitalizadas precisa ser conduzido a favor de minimizar seu sofrimento, não somente no âmbito físico. A criança-paciente deve ter sua individualidade respeitada e os profissionais precisam saber escutá-la sempre que ela tiver algo a dizer. Entretanto, apesar das mudanças sócio-históricas, a relação doença-criança ainda é mediada pelo adulto acompanhante, que fornece informações sobre o estado de saúde destas para o pediatra, impossibilitando que a percepção sobre a doença, o tratamento e a prevenção sejam condizentes com os sentimentos e necessidades das crianças. Estudos encontrados na literatura enfocaram principalmente nos fatores negativos da hospitalização e as formas de enfrentamento da criança, mas não os aspectos positivos da internação. O presente estudo pretendeu identificar e descrever a percepção da criança internada numa enfermaria pediátrica, sobre os fatores positivos da hospitalização. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo sete crianças entre 6 e 9 anos, de ambos os sexos, internadas na Enfermaria de Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Para a avaliação da percepção da criança sobre os fatores positivos da hospitalização, foi realizada uma adaptação do procedimento de desenhos-estórias com tema (PDE-T), solicitando às crianças uma sequência de duas PDE-T, um desenho livre e outro temático, sobre o que era “mais legal” no hospital. Dados sócios demográficos e informações médicas de cada participante foram coletados a partir do prontuário eletrônico. Após a transcrição, foi preparada uma organização inicial dos dois PDE-T de cada participante. Incialmente, foi realizada a análise da produção gráfica dos desenhos. Em seguida, foi realizada a leitura e análise das estórias utilizando-se o procedimento de categorização temática dos relatos verbais sobre o desenho. De acordo com os resultados, a Classe Hospitalar e a Brinquedoteca foram os fatores positivos da hospitalização identificados pelas crianças, configurando-se como recursos sociais e lúdicos, que poderiam proporcionar proteção ao desenvolvimento da criança e auxiliá-las no processo de enfrentamento do seu adoecimento e consequente hospitalização. Na medida em que as crianças conseguiram se expressar, tanto pelo desenho como pelas estórias, pode se inferir que elas podem ser ouvidas e compreendidas, desde que respeitadas sua fase do desenvolvimento e sua forma de comunicação.

Referências Bibliográficas

Área

1. Cuidados em Saúde nos Ciclos da Vida - 1.1 Atenção Integral à Criança e ao Adolescente no Contexto de Saúde e Doença

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Altair Oliveira Silva Junior, Flávia Helena Pereira Padovani, Gimol Benzaquen Perosa