Saúde x Educação: as contribuições da Psicologia Hospitalar para a conscientização na doação de órgãos e tecidos no contexto acadêmico
Introdução: A doação de órgãos é um tema ainda repleto de preconceitos. Constantemente está relacionado a um problema de relevância social e científica, pois envolve a forma como a vida é perpetuada através do corpo de outra pessoa, especificamente por meio de seus órgãos. Percebe-se que vem se intensificando debates em respeito à doação de órgãos, legislações que a embasam, profissionais que estão envolvidos direta e indiretamente, bem como o acesso e conscientização das informações à população em si. Desta forma, a psicologia não pode estar ausente deste campo de debate e mesmo de atuação, visto que opera de maneira direta em muitos questionamentos a problemática social, educacional e ao viés da saúde. Inserir a temática na grade de ensino superior, faz com que o futuro profissional tenha uma percepção e um olhar mais próximo desta realidade. A educação e a informação adequadas contribuem para que sejam desmistificados aspectos que foram construídos em torno da doação de órgãos, auxiliando a conscientização a respeito desta atitude.
Objetivos: Neste sentido, este relato visa apresentar o aprofundamento de conhecimento em relação ao tema, através da elaboração de possíveis intervenções pelos acadêmicos do 8º semestre da disciplina de Psicologia Hospitalar da graduação em Psicologia da Faculdade Metropolitana de Blumenau – Fameblu.
A proposta geral foi a conscientização da doação de órgãos e tecidos bem como clarificar a importância das campanhas e o papel do psicólogo dentro das vertentes da psicologia hospitalar.
Metodologia: A proposta foi a realização de pequenos grupos de trabalho, onde os acadêmicos foram incumbidos de desenvolverem estratégias para promover a doação de órgãos e tecidos. Os resultados foram apresentados e discutidos em sala de aula.
Resultados: Foram desenvolvidos seis trabalhos, compreendendo três vídeos sobre aspectos referentes à doação de órgãos, dois deles, com participações e falas de pessoas que passaram pela experiência do transplante; uma visita em sala de uma pessoa falando sobre sua experiência com um transplante de pulmão; confecção de uma camiseta; criação de uma página em rede social; produção de um boneco para ensinar as crianças o que é a doação de órgãos e também a criação de um folder explicativo – este sendo divulgado através das mídias da faculdade para todos os alunos por meio de e-mail.
Discussões: Com a elaboração deste trabalho em ambiente educacional, os acadêmicos puderam problematizar e refletir sobre a necessidade de se realizar mais campanhas que clarifiquem e modifiquem pensamentos já construídos referente a ser um doador de órgãos.
Considerações finais: A Psicologia Hospitalar como disciplina nos cursos de Psicologia, possibilita aos acadêmicos pensarem e agirem com olhar na criação de estratégias em prol da doação de órgãos e assim tornarem-se conscientes da importância desta temática. É fundamental que este trabalho seja realizado em caráter interdisciplinar no campo da saúde, onde os profissionais estejam engajados e juntos construam um caminhar que leve a sociedade a entender a importância da doação de órgãos.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS. http://www.abto.org.br
BENDASSOLLI, Pedro F. DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: MEU CORPO, MINHA SOCIEDADE. Rev. Psicologia Reflexão e Crítica. V. 11, n.1, Porto Alegre, 1998.
5. Novas Tecnologias, Gestão e Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde - 5.6 Produção Científica em Psicologia da Saúde e Hospitalar
Fameblu - Santa Catarina - Brasil
Tatiane Milena Butzke, Simone Borba Mantuani, Mayara Floriani, Ana Bianca Oliveira Rosa, Isabela Paula Manske