Liames da intervenção psicológica em cirurgia bariátrica: o que pensam os psicólogos acerca de sua prática
Introdução: A obesidade, mais do que uma patologia em si, consiste em um sintoma, associada aos aspectos de enfrentamento psíquico deste sujeito. De caráter multifatorial, seu tratamento também necessariamente precisa ser interdisciplinar. Nesse sentido, a cirurgia bariátrica envolve fatores biopsicossocioespirituais tanto no pré como no pós-operatório imediato e tardio, sendo necessária uma análise crítica acerca da atuação do psicólogo neste cenário. Objetivo: Esse trabalho objetiva analisar qual a percepção de psicólogos que atuam na cirurgia bariátrica acerca de seu fazer. Metodologia: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, a partir de eixos de discussão, como proposto por Nunes (2005) e Turato (2005) com psicólogos que atuam com a cirurgia bariátrica, na cidade de Goiânia - GO. Os achados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2001). Resultados: Foram encontradas três categorias temáticas: Relação do psicólogo com o seu fazer; Relação com equipe interdisciplinar; Interfaces da atuação junto ao paciente e família. Discussão dos Resultados: Percebeu-se uma maior clarificação do fazer psicológico nesse contexto, em especial, quanto à avaliação psicológica, tendo ainda dificuldades de interação interdisciplinares e acesso ainda pouco direto ao contexto familiar e social. Considerações Finais: A obesidade está cada vez mais presente no cenário pós-moderno, sendo uma demanda cada vez mais atual a intervenção interdisciplinar nesse campo. Cabe ao psicólogo compreender o seu fazer tanto na avaliação como na preparação para a cirurgia e no acompanhamento em pós-cirúgico, para que consiga, efetivamente na prática, construir uma atuação biopsicossocioespiritual.
Fandiño, J., Benchimol, A. K., Coutinho, W. F., & Appolinário, J. C. (2004). Cirurgia bariátrica: aspectos clínico-cirúrgicos e psiquiátricos. Rev Psiquiatr Rio Gd Sul, 26(1), 47-51.
Flores, C. A. (2014). Avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica: práticas atuais. ABCD, Arq. bras. cir. Dig, 27(1), 59-62.
Oliveira, V. M. D., Linardi, R. C., & Azevedo, A. P. D. (2004). Cirurgia bariátrica: aspectos psicológicos e psiquiátricos. Rev. psiquiatr. clín.(São Paulo), 199-201.
2. Universalidade, Equidade e Integralidade em Saúde - 2.2 Interdisciplinaridade na Formação e Atuação Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Goiás - Brasil
Amanda Rodrigues Melo, Ana Caroline Cunha Borges, Karyne Sales Oliveira, Marina Moraes Prado, Sarana Viana Patrício