A interdisciplinaridade no cuidado integral do paciente em Cuidados Paliativos como chave para promoção da qualidade de vida: experiências de integrantes de uma Liga Acadêmica Interdisciplinar
Introdução
As ligas acadêmicas possuem como objetivos a formação extracurricular e aproximação da prática clínica (FILHO, 2011). O aprofundamento de temas específicos e o amadurecimento acadêmico são apontados como vantagens das mesmas (QUEIROZ et al., 2014). Nos Cuidados Paliativos, a interdisciplinaridade se apresenta como peça chave para cuidado integral do paciente visando a promoção de qualidade de vida. Nesse sentido, há 3 anos foi implementada uma Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cuidados Paliativos na Universidade Federal de Pelotas, atualmente com 22 integrantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Odontologia e Nutrição, visando promover experiências de interação com pacientes, contemplando a ideia de Pêgo-Fernandes & Mariani (2011) da importância de agregar diferentes cursos visto o caráter multidisciplinar do atendimento à saúde.
Objetivo
Perceber o impacto da intervenção interdisciplinar com pacientes em cuidado paliativo no contexto hospitalar e na formação de acadêmicos da área da saúde.
Metodologia
Foi realizada uma pesquisa em base de dados (Scielo e PubMed) usando os descritores ligas acadêmicas, interdisciplinaridade e cuidados paliativos para mapear a influência de ligas na interdisciplinaridade e na formação acadêmica. Além disso, foi elaborado um questionário semi estruturado em uma plataforma online, contendo questões objetivas e dissertativas, respondido de forma anônima a respeito da atuação na liga e da importância da mesma.
Resultados
As publicações encontradas sobre ligas acadêmicas pouco abordavam a interdisciplinaridade. Considerando a realidade de Pelotas/RS, as respostas do questionário mostraram o seguinte: 42,9% acreditam que a interdisciplinaridade auxiliou a tratar com os pacientes enquanto o restante, apesar de não se sentir preparado, considera que as discussões de caso no grupo contribui com seu processo de aprendizagem. O estado emocional do paciente mobiliza 58% dos entrevistados, que ressaltaram a importância da atuação de estudantes de Psicologia na liga para o trabalho com pacientes e cuidadores. Por fim, 93% das respostas consideram que o diferencial da liga é a interdisciplinaridade e que a troca com outros cursos ao acompanhar pacientes nos casos clínicos propicia o cuidado integral.
Discussão
A abordagem interdisciplinar é de extrema relevância, pois consiste na integração dos saberes, onde, conceitos e propostas específicas de cada área irão gerar novos conhecimentos (FURTADO, 2007). No contexto de cuidados paliativos, ela significa considerar que não existe uma área que detenha todo o saber no tratamento de um paciente, mas que o trabalho realizado coletivamente é garante que esse paciente receba cuidado integral (MCCOUGHLAN, 2006). Sendo assim, a possibilidade de criar essa cultura desde a graduação propicia a melhor formação dos profissionais e uma prática futura mais humanizada e mais completa.
Considerações finais
A Liga Acadêmica apresentada existe há 3 anos, o que possibilita uma construção diária de interdisciplinaridade, principalmente na visita aos pacientes e discussão dos casos, projetando estratégias possíveis para a continuidade do tratamento dos mesmos. Muito ainda precisa ser pensado, como a integração de mais áreas nesse trabalho, mas consideramos que a atuação da liga até o momento tem proporcionado uma experiência diferenciada a pacientes em cuidados paliativos e seus cuidadores no contexto hospitalar de Pelotas/RS.
FILHO, P. T. H. Ligas Acadêmicas: Motivações e Críticas a Propósito de um Repensar Necessário. Revista Brasileira de Educação médica, v.35, n. 4, p. 535 - 543, 2011
FURTADO, J. P. Equipes de referência: arranjo institucional para potencializar a colaboração entre disciplinas e profissões. Interface (Botucatu), Botucatu, v.11, n.22, p. 239-255, Ago. 2007.
MCCOUGHLAN, M. A necessidade de cuidados paliativos. In: PESSINI, L.;BERTACHINI, L. (Org.) Humanização e Cuidados Paliativos. São Paulo: EdiçõesLoyola, 2006. Cap. 11, p.167-179.
PÊGO-FERNANDES, Paulo Manuel & MARIANI, Alessandro Wasum. O ensino médico além da graduação: ligas acadêmicas. Diagn Tratamento. 2011;16(2):50-1.
QUEIROZ; S. J. D.; AZEVEDO; R. L. D. O.; LIMA; K. P.; LIMA; M. M. D. D.; ANDRADE; M. A importância das ligas acadêmicas na formação profissional e promoção de saúde. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 24, especial, p. 73-78, dez. 2014.
2. Universalidade, Equidade e Integralidade em Saúde - 2.2 Interdisciplinaridade na Formação e Atuação Profissional
Morgana Nunes, Sylvia Barum