11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título da atividade

Atuação da Seção de Psicologia no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM/UNICAMP

Nome do Autor 1 e Moderador / Título da Fala / Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Ana Luiza Teixeira - Autor 1 e Moderador
Título da Fala: Seção de Psicologia CAISM/UNICAMP: 30 anos de História e Atuação

RESUMO: O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (CAISM), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é um hospital estadual, público e universitário de assistência terciária, de alta complexidade e exclusivamente SUS, que presta assistência na área da saúde da mulher e do recém-nascido, oferecendo atendimento multidisciplinar. A Seção de Psicologia foi criada em 1986, completando 30 anos de atuação na assistência, ensino e pesquisa. O objetivo desse trabalho é apresentar e descrever o processo de atuação da Seção de Psicologia no CAISM. Atualmente a equipe é composta por 5 psicólogas, que atuam nas áreas de Ginecologia e Oncologia, através de atendimentos individuais e/ou grupais e avaliações psicológicas, por meio de encaminhamentos da equipe multiprofissional, demanda espontânea do paciente e/ou familiar e busca ativa do serviço mediante protocolos institucionais. Os atendimentos na área de Ginecologia abrangem a enfermaria e seus diversos ambulatórios, tais como: Endometriose, Plastia Genial, Menopausa, Ginecologia Adolescente, Planejamento Familiar, Programa de Atendimento às Vitimas de Violência Sexual. Já na área da Oncologia, o psicólogo está inserido na Enfermaria de Oncologia Clínica e Cirúrgica, além dos ambulatórios: Ambulatório de mama, Trato Inferior de Colo, Vulva, Pelve, Reconstrução Mamária e Cuidados Paliativos. Conclui-se que nestes 30 anos de atuação da Psicologia na instituição hospitalar, o trabalho do psicólogo é de extrema importância e relevância, uma vez que o mesmo auxilia pacientes/familiares/equipe no processo de adoecimento e tratamento, contribuindo para o ensino e pesquisa na área da Psicologia Hospitalar.

Nome do Autor 2 / Título da Fala / Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Andreza Viviane Rubio - Autor 2
Título da Fala: Seção de Psicologia CAISM/UNICAMP: Atuação do Psicólogo na Área Materno-Infantil

RESUMO: O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (CAISM), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é um hospital estadual, público e universitário de assistência terciária, de alta complexidade e exclusivamente SUS, que presta assistência na área da saúde da mulher e do recém-nascido, oferecendo atendimento multidisciplinar. A Seção de Psicologia foi criada em 1986, completando 30 anos de atuação na assistência, ensino e pesquisa. O objetivo desse trabalho é apresentar e descrever o processo de atuação da Seção de Psicologia no CAISM. Atualmente a equipe é composta por 5 psicólogas, que atuam na área Materno-Infantil (Obstetrícia e Neonatologia), através de atendimentos individuais e/ou grupais e avaliações psicológicas, por meio de encaminhamentos da equipe multiprofissional, demanda espontânea do paciente e/ou familiar e busca ativa do serviço mediante protocolos institucionais. Os atendimentos na área de Obstetrícia se dão através das enfermarias: Patologia Obstétrica e Alojamento Conjunto e nos diversos ambulatórios, tais como: Pré Natal de Alto Risco e Pré-Natais Especializados (Infecções, Medicina Fetal, Hipertensão, Endocrinopatia, Perdas Gestacionais, Saúde Mental). A Neonatologia é composta por cerca de 35 leitos, entre Unidade de Terapia Intensiva e Semi-Intensiva. Os atendimentos psicológicos aos pais dos bebês ocorrem desde o período gestacional até o nascimento, onde são acompanhados durante toda a internação do filho. Conclui-se que é de extrema importância e relevância o trabalho do psicólogo, uma vez que o mesmo auxilia pacientes/familiares/equipe no processo de adoecimento e tratamento, contribuindo para o ensino e pesquisa na área da Psicologia Hospitalar.

Nome do Autor 3 / Título da Fala / Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Nome do Autor 4 / Título da Fala / Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Nome do Autor 5 / Título da Fala / Resumo (mínimo 100 palavras – máximo 250 palavras)

Área

3. Intervenções Psicológicas na Rede de Atenção à Saúde - 3.1 Atenção Básica, Primária, Secundária e Terciária

Instituições

Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Luiza Teixeira, Andreza Viviane Rubio, Laise Potério Santos, Liliane Genain Zapparoli, Olivia Josane Barreto Almeida Batistella Pereira