11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Implementação de sistema para gerenciamento de demandas e dados do Serviço de Psicologia no Hospital Universitário de Petrolina-PE

Resumo

A atividade de gestão em saúde ainda se constitui como campo pouco explorado na formação dos profissionais de saúde (SILVEIRA, 2010). Esta autora sugere que a análise da gestão deve ser avaliada dentre três aspectos: estrutura, processo e resultado. Salienta-se que o processo está ligado intimamente à padronização da rotina e ao monitoramento do resultado. Nesse sentido, entre os anos de 2015 a 2017, o serviço de psicologia esteve implicado no gerenciamento do processo de trabalho, observando a necessidade do aprimoramento da ferramenta de solicitação, registro e mensuração dos atendimentos psicológicos realizados no HU-UNIVASF. Nesse sentido, os psicólogos do HU-UNIVASF, inicialmente eram acionados verbalmente, pelo prontuário através de parecer ou prescrição médica, e realizavam registros, referentes à produtividade, através de uma planilha em livro e em livro de ata. O processo de comunicação tornava o acesso à informação lento e limitado. O instrumento de registro permitia mensurar o número e o perfil de pacientes e familiares atendidos, porém o processamento desses dados era feito manualmente. Posteriormente, o serviço de psicologia elaborou uma planilha em excel, no intuito de aprimorar os registros e aumentar o número de dados alimentados mensalmente, contudo, o novo instrumento, ainda tinha o processo de mensuração manual. A partir das questões levantadas, em abril de 2016, foi implementado o uso do Sistema de Gerenciamento de Demandas (SGD) para a Psicologia Hospitalar. Nesse sentido, o objetivo desse relato é descrever e avaliar a eficiência do SGD na sistematização do trabalho da Psicologia. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa, em específico o relato de experiência dos profissionais de Psicologia do HU-UNIVASF. Destaca-se que o relato de experiência é uma ferramenta metodológica que visa descrever uma área de atuação específica. Como resultados, foi possível observar o SGD como um instrumento que permite a visualização das demandas como abertas (quando a demanda ainda não foi atendida), em andamento (quando o atendimento está sendo realizado) ou fechadas (quando a demanda foi atendida), o sistema possibilita a organização dos dados referentes aos atendimentos (motivo da solicitação; registro em prontuário; tipo de atendimento – a paciente ou a família; encaminhamento para a rede; solicitação de outro profissional; setor em que o paciente está internado; prioridade da demanda). Além disso, as informações sobre os pacientes são alimentadas e acessadas diretamente pelos profissionais do HU/UNIVASF. O SGD gera automaticamente planilhas e gráficos acerca da produção da psicologia hospitalar mensalmente. A partir dos resultados, discute-se a eficiência do sistema, comparado ao livro e à planilha (usados antes do SGD), permitindo traçar o perfil de atendimento realizado pela equipe de Psicologia. Os dados registrados no sistema facilitam o trabalho e a comunicação entre profissionais, apresentando-se como uma importante ferramenta para armazenamento de informações, e, consequentemente, como instrumento que contribui significativamente para atividades de ensino e pesquisa. Conclui-se que o sistema atende às demandas e necessidades internas do serviço, configurando-se como um instrumento de gestão, pois viabiliza a sistematização da comunicação interprofissional e criação de um banco de dados da psicologia.

Referências Bibliográficas

Referência
Silveira, A.M.V. (2010). Estudo do campo da psicologia hospitalar calcado nos fundamentos de gestão: estrutura, processos e resultados. Dissertação de Mestrado (Programa de PósGraduação em Psicologia). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Área

5. Novas Tecnologias, Gestão e Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde - 5.4 Implantação de Serviços de Psicologia no Hospital Geral

Instituições

Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Pernambuco - Brasil

Autores

Armida Portela D’ Albuquerque Lima, Clara Raqueline Rodrigues, Rebeca Soares Machado Lacerda, Leonardo Majdalani Nascimento e Sacramento