ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS COM ENFERMAGEM PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE IDENTIFICACAO DE RISCO PSIQUICO EM UM HOSPITAL GERAL
Introdução: A implementação de instrumentos para identificação de Risco Psíquico, por parte dos profissionais da Equipe de Saúde para acionamento de avaliação especializada se faz necessária. Esta identificação é fundamental para o processo de avaliação e intervenção de pacientes e familiares com dificuldades de adaptação ao adoecimento, podendo ser colocado em risco a adesão aos tratamentos. Outro aspecto relevante é atender aos requisitos das normas das principais agências reguladoras internacionais de saúde. Objetivo: Desenvolvimento de um projeto de ações educativas que auxiliem na implementação e capacitação para aplicação do instrumento para Avaliação do Risco Psíquico, aplicado pela Equipe de Enfermagem como parte da rotina de Avaliação Global do Paciente internado e em cuidado ambulatorial. Metodologia: O foco principal das ações foi a equipe de enfermagem, responsável por avaliar diariamente os pacientes admitidos no ambiente hospitalar. Estas estratégias incluem a equipe multiprofissional, a medida que também trazem percepções sobre reações dos pacientes frente ao adoecimento. A técnica utilizada foi o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES), e o percurso metodológico buscou a identificação, seleção e priorização dos problemas, por meio da construção de matrizes próprias para este fim. Realizou-se ainda o mapeamento dos atores sociais envolvidos no processo, bem como a explicação dos problemas com o objetivo de se chegar a um plano de intervenção. Resultados: Culminou no desenvolvimento de quatro ações que buscaram solucionar o principal problema encontrado, que foi a constatação de que o instrumento de avaliação era de difícil compreensão para os profissionais da enfermagem, por depender da sensibilidade e olhar subjetivo de quem estava aplicando. A implementação das ações educativas deste projeto foi conduzida gradualmente nas unidades de internação e ambulatoriais, discutindo-se com a enfermagem os itens pontuados nos critérios apontados pelo instrumento de avaliação de risco psíquico, articulando o instrumento com o paciente que estavam avaliando. Além disso, foi proposto um treinamento piloto com todas as enfermeiras do Centro de Oncologia da instituição. Discussão dos resultados: As ações educativas pontuais nas unidades de internação e o treinamento piloto foram importantes tanto para orientar como para esclarecer sintomas e intensidade que estes devem ser pontuados, pois algumas reações são “esperadas” pela equipe uma vez que o paciente encontra-se em tratamento. Além disso, melhorou o canal de comunicação com a equipe de psicologia, e a partir de então, também foi possível a discussão para melhorias futuras de revisão do instrumento. Considerações Finais: Podemos afirmar que as ações implementadas contribuíram para promover uma melhor comunicação e integração da Psicologia com as demais equipes multiprofissionais. Isso possibilitou que algumas das equipes de cuidado começassem a desenvolver uma maior compreensão e apreciação dos problemas psicossociais que enfrentam seus pacientes.
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