11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Comunicação do diagnóstico de deficiência da criança à família: uma revisão sistemática de literatura

Resumo

O nascimento de uma criança com deficiência é uma experiência que pode trazer à tona diversas questões como o impacto frente ao recebimento do diagnóstico, diversificados sentimentos e reações, expectativas à cura, necessidade de adaptação e aceitação para possibilidade de desenvolvimento diante das limitações e potencialidades do filho. A forma como o diagnóstico de uma deficiência é transmitido pela equipe de saúde pode influenciar nas reações vivenciadas pela família. Tendo em vista tal aspecto, este estudo objetiva compreender como ocorre a comunicação do diagnóstico de deficiência de uma criança no momento do nascimento. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, onde foram selecionadas bases de dados que apresentassem texto completo. As bases Scielo e Lilacs, por localizarem artigos nacionais sobre o tema, e a base Science Direct por ser uma base de dados internacional, com estudos multiprofissionais. As palavras-chave utilizadas foram “diagnóstico e criança com deficiência”, “deficiência e diagnóstico e nascimento” e seus respectivos termos em inglês. Foram encontrados 59 artigos. Após a exclusão dos artigos repetidos, restaram 47 para análise do resumo, avaliados por dois juízes, com índice de concordância de 93%, a partir dos critérios de inclusão: (a) artigos que abordassem a comunicação do diagnóstico pela equipe de saúde à família da criança no nascimento, (b) artigos empíricos. Restaram cinco artigos para análise do texto completo, analisados conforme os objetivos dos estudos, metodologia e principais resultados. Os objetivos dos estudos versaram sobre a possibilidade de identificar a transmissão do diagnóstico aos pais pela equipe de saúde (três estudos), a percepção da equipe referente ao preparo para o diagnóstico (um estudo) e as percepções e sentimentos dos pais e médicos frente ao diagnóstico (um estudo). Todos os estudos apresentaram delineamento qualitativo, com entrevistas semi-estruturadas. Três estudos entrevistaram os pais, um estudo entrevistou profissionais e estudantes da saúde e um estudo entrevistou pais e médicos. Os resultados dos estudos foram analisados, sendo construídas as seguintes categorias: (a) maneira como o diagnóstico é transmitido pela equipe de saúde, sendo abordada a importância desse momento para a vinculação, aceitação ou rejeição da criança pela família e desenvolvimento da criança; (b) despreparo da equipe frente ao diagnóstico, expressando a necessidade do aprimoramento dos profissionais da saúde, com suporte técnico e emocional; (c) reações da família frente ao diagnóstico, como, por exemplo, choque, negação, revolta, tristeza, culpa, medo, preocupação; (d) sugestões de comunicação do diagnóstico, através de uma postura empática e compreensiva, enfatizando as possibilidades de desenvolvimento da criança. A partir dos resultados, foi possível identificar que são escassos estudos sobre a comunicação do diagnóstico pela equipe de saúde. Os resultados demonstram que os profissionais não estão preparados para a comunicação do diagnóstico, assunto importante a ser trabalhado desde a formação acadêmica. A família deve obter, além de informações claras a respeito do diagnóstico, orientações referentes aos cuidados e procedimentos básicos, informações sobre serviços de reabilitação, recursos para a estimulação precoce e centros de referências para orientações. Salienta-se a importância da equipe mostrar possibilidades de desenvolvimento.

Referências Bibliográficas

CAMARGO, Síglia; LONDERO, Angélica. Implicações do Diagnóstico na Aceitação da Criança com Deficiência: Um Estudo Qualificado. Integração em Psicologia, v. 12, n. 2, p.277-289, 2008.
FERRARI, Solimar. et al. O nascimento de um bebê prematuro ou deficiente: questões de bioética na comunicação do diagnóstico. Psicologia USP, v. 21, n. 4, p.781-808, 2010.
HÖHER, Síglia; WAGNER, Angélica. A transmissão do diagnóstico e de orientações a pais da criança com necessidades especiais: a questão da formação professional. Estudos de Psicologia, v. 23, n. 2, p.113-125, 2006.
LEMES, Lucyana; BARBOSA, Maria Angélica. Comunicando à mãe o nascimento do filho com deficiência. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 4, p.441-445, 2007.
SILVA, Carla; RAMOS, Luíza. Reações dos familiares frente à descoberta da deficiência dos filhos. Caderno de Terapia Ocupacional UFSCar, v. 22, n. 1, p.15-23, 2014.

Área

1. Cuidados em Saúde nos Ciclos da Vida - 1.1 Atenção Integral à Criança e ao Adolescente no Contexto de Saúde e Doença

Autores

Daniele Feiten Silva, Cássia Ferrazza Alves