11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA INTERVENÇÃO PSICOLOGICA EM UM SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES PORTADORES DO VIRUS AIDS

Resumo

A aids é considerado uma pandemia, doença grave, incurável e que pode repercutir em diferentes áreas da vida do individuo, (biológico, psicológico, social e espiritual), ainda cercada de estigmas e preconceitos, trazendo consigo o medo da discriminação e abandono. Os Cuidados Paliativos a pacientes vivendo com aids seguem a mesma filosofia que em qualquer paciente com doença crônica, baseando-se na prevenção e alívio da dor e do sofrimento, promovendo oportunidade para experiências significativas e crescimento pessoal e espiritual, até as situações de terminalidade e óbito, estendendo à fase de luto. Este estudo teve por objetivo apresentar levantamento bibliográfico acerca das possibilidades de Intervenção psicológica no contexto de cuidados paliativos à pacientes vivendo com aids. Para tanto foi realizado levantamento bibliográfico dos últimos dez anos nas plataformas da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (Scielo), selecionando artigos em língua portuguesa, utilizando como descritores: aids, HIV, Psicologia/Cuidados Paliativos, Cuidados Paliativos e Cuidado. Foram excluídas as publicações em língua estrangeira. Como resultados e discussão, observou-se que dentre as Intervenções Psicológicas: a escuta através do atendimento individual é fundamental para o acolhimento do sofrimento psíquico destes sujeitos; o desenvolvimento de rodas de conversa com pacientes e/ou familiares/cuidadores são ferramentas essenciais para auxiliar no cuidado deste agravo; a psicoeducação, através de materiais educativos sobre o tema, são ferramentas importantes para a orientação sobre a doença e seus respectivos cuidados. Através da elaboração deste trabalho, percebe-se que se é necessário mais produções cientificas que abordem a intervenção através de serviços de cuidados paliativos em HIV/Aids na perspectiva da Psicologia, tendo em vista carência sobre esse tema. Conclui-se que o psicólogo, como membro da equipe multidisciplinar, desempenha um papel fundamental na promoção de cuidados paliativos para o paciente com HIV/Aids: o de minimizar o seu sofrimento e lhe favorecer uma melhor qualidade de vida e aos seus familiares.

Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Recomendações para a prática de atividades físicas para pessoas vivendo com HIV e aids / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. A coleção institucional do Ministério da Saúde pode ser acessada, na integra, na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/bvs

Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas - CREPOP. (2009). Práticas Emergentes e Inovadoras de psicólogos(as) no campo das DST/AIDS. Práticas em Psicologia e Políticas Públicas, 1. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.

HERMES, H.R; LAMARCA, I.C.A.Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2013, vol.18, n.9, pp.2577-2588.

NATIVIDADE, J.C; CAMARGO, B.V. Elementos caracterizadores das representações sociais da aids para adultos. Temas psicol. [online]. 2011, vol.19, n.1.

Nunes L. O papel do psicólogo na equipe de Cuidados Paliativos. In: Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Manual de Cuidados Paliativos. São Paulo: ANCP; 2009. p. 218-220.

PERUCCHI, J; RODRIGUES, F.D; JARDIM, L.N; CALAIS, L.B. Psicologia e Políticas Públicas em HIV/AIDS: algumas reflexões. Psicol. Soc. [online]. 2011, vol.23

PORTO, G; LUSTOSA, M.A. Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos. Rev. SBPH [online]. 2010, vol.13, n.1

Simonetti, A. (2004). Manual de psicologia hospitalar: o mapa da doença. São Paulo: Casa do Psicólogo.


Área

1. Cuidados em Saúde nos Ciclos da Vida - 1.8 Cuidados Paliativos

Instituições

Universidade da Amazônia/Ser Educacional - Pará - Brasil

Autores

Jessica Anne de Souza Pinheiro, Ana Paula Kós da Cruz Nogueira, Arina Marques Lebrego