11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CUIDADO HUMANIZADO AO IDOSO HOSPITALIZADO

Resumo

CUIDADO HUMANIZADO AO IDOSO HOSPITALIZADO

¹Cleonice Carolina da Silva Neta: e-mail.cleracarolina@gmail.com
Centro Universitário Mauricio de Nassau
²Jaqueline Cristina da Silva: jaqueline¬¬¬¬¬_cirstina_dasilva@hotmail.com.
Faculdade Mauricio de Nassau.
³Renata Gonçalves de lima: e-mail. renataglima_@outlook.com
Centro Universitário Mauricio de Nassau.
Orientador: 4Flávio Romero Pedrosa de Almeida Júnior. Doutorando em Psicologia Clínica UNICAP-PE, Mestre em Psicologia Geral UFPE. Docente do Centro Universitário Mauricio de Nassau e-mail. flavioalmeidajunior@gmail.com



Introdução: O cuidado humanizado ao idoso, deve oferecer uma atenção que valorize a comunicação com esse que está fragilizado, o período em que se encontra hospitalizado deve ser desfrutado com dignidade pois há uma tensão no ar, os sorrisos são escassos, e as lágrimas frequentes. Neste contexto é necessário escuta-lo com atenção, procurando oferecer-lhe informações de forma clara e objetiva, esta solicito para atender as suas dúvidas e inquietações, manifestando interesse, respeito, atenção, compreensão, consideração e afeto, para com as emoções do idoso, atendendo-o com prioridade, em sua totalidade e individualidade, promovendo suporte emocionais, que o auxiliem em seu processo de promoção e recuperação da saúde física e mental. Objetivo: Analisar a atenção direcionada ao cuidado humanizado ao idoso hospitalizado, e como essa relação empática contribui na promoção da saúde e equilíbrio mental/emocional. Metodologia: Consiste numa revisão literária orientada pela busca na Biblioteca Virtual de Saúde ( BVS) utilizando os descritores: Cuidado, Idoso, hospitalizado, pelo operador booleano AND. Foram pesquisados individualmente por uma base de dados selecionados a temática, Os critérios de inclusão foram: artigos publicados no período de 2012 à 2016, no idioma Português disponível Online na integra, inicialmente para análise do material coletado, procedeu-se a leitura de todos os resumos e aqueles que contemplassem os critérios, procedia-se com a leitura na integra. Resultados: Nos critérios de inclusão, os resultados se basearam na seleção de quinze artigos. Em relação ao quantitativo de referências indexadas nas bases de dados, foram encontrados onze artigos no LILACS e quatro no LILACS EXPRESS. No tocante ao quantitativo de referencias por ano foram encontradas duas referências em 2012, duas em 2013, três em 2014, quatro em 2015, e quatro o ano de 2016. Conclusão: Conclui-se que o cuidado humanizado, depende do conhecimento e do respeito à realidade do idoso. Em particular com o idoso que se encontra no ambiente hospitalar, direcionando-os em seu contexto atual de vida, visando uma assistência de qualidade, pautada numa relação empática, pois os mesmos valorizam o fato de serem acolhidos, escutados e compreendidos.

Palavras chave: Cuidado, Idoso, Hospitalizado.




Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS:

1. ALVES, Renata dos Santos; SILVEIRA, Esalba Maria Carvalho. A presença de idosos num serviço de emergência: campo de saúde ou campo de guerra? Rev. Kairós; 17(1):297-319, mar. 2014.

2. BATISTA, Natalia Cunha; CRISPIM, Natália de Freitas. A interferência das relações familiares no processo de envelhecimento: Um enfoque no idoso hospitalizado. Rev. Kairós; 15(3):169-189, set.2012.

3. CALDAS, Celia Pereira; VERAS, Renato Peixoto et al. Atendimento de emergência e suas interfaces: o cuidado de curta duração a idosos. J. bras. econ. saúde (Impr.); 7(1)jan.-abr. 2015.

4. CHERNICHARO, Isis de Moraes; FERREIRA, Márcia de Assunção. Sentidos do cuidado com o idoso hospitalizado na perspectiva dos acompanhantes. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 80-85, Mar. 2015.

5. DIAS, Kalina Coeli Costa de Oliveira et al. Estratégias para humanizar o cuidado com o idoso hospitalizado: estudo com enfermeiros assistenciais. Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 7(1):1832-1846, jan.-mar. 2015.

6. FLESCH, Letícia Decimo; ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Alta hospitalar de pacientes idosos: necessidades e desafios do cuidado contínuo. Estud. psicol. (Natal);19(3):227-236, jul.-set. 2014.

7. LIMA, Thaís Jaqueline Vieira de et. al. Humanização na atenção básica de saúde na percepção de idosos. Saúde Soc; 23(1):276-276, Jan-Mar/2014.

8. NASCIMENTO, Eliane Regina Pereira do et al . Ambiência de uma emergência hospitalar para o cuidado ao idoso: percepção dos profissionais de enfermagem. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 338-342, June 2015.

9. PEREIRA-LLANO, Patricia Mirapalheta et al. A família no cuidado ao idoso após o acidente por quedas. Rev. Pesq: cuidado é fundamental Online - 8(3):4789-4795, jul.-set.2016.

10. POLETTO, Sadi; BETTINELLI, Luiz Antonio; SANTIN, Janaína Rigo. Vivencias en torno a la muerte de pacientes de edad avanzada en la práctica médica y dignidad humana. Rev. Bioét., Brasília, v. 24, n. 3, p. 590-595, Dec. 2016.

11. REIS, Camila Calhau Andrade; SENA, Edite Lago da Silva; MENEZES, Tânia Maria de Oliva. Vivências de familiares cuidadores de pessoas idosas hospitalizadas e a experiência de intercorporeidade. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 20, n. 3, e20160070, 2016 .

12. SANTOS, Carla Targino Bruno dos et al. Percurso do idoso em redes de atenção à saúde: um elo a ser construído. Physis, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 45-62, Mar. 2016 .

13. SOUZA, Andréa dos Santos et. al. Atendimento ao idoso hospitalizado: percepções de profissionais de saúde. Ciênc. Cuid. Saúde: 12(2): 274-281, abri-jun. 2013.

14. SOUSA, Liliana Xavier Marques de; CARVALHAIS, Maribel Domingues; CARVALHAIS, Lucibel Domingues. O cuidado em enfermagem a pessoas idosas dependentes: cuidados domiciliares, Rev. eletrônica enferm;14(3):644-653, jul.-set. 2012.

15. TAVARES, João; SILVA, Alcione Leite da. Obstáculos no cuidado às pessoas idosas hospitalizadas: percepções de enfermeiros (as) / Obstacles in caring for hospitalized older adults: Nurses' perceptions. Rev.

Área

1. Cuidados em Saúde nos Ciclos da Vida - 1.6 Processo de Envelhecimento e Saúde

Autores

cleonice,jaqueline,Renata, Flavio. carolina, cristina,Gonçalves,Romero Silva, Silva, LIMA,Romero