Parâmetros Psicométricos para Intervenção Multidisciplinar sobre o comportamento de frequentadores do Programa Academia da Saúde complementado com Estratégias Cognitivo-comportamentais
O Programa Academia da Saúde (PAS) do Ministério da Saúde (MS), caracteriza-se por ser um serviço da Atenção Primária à Saúde (APS) que tem como objetivo desenvolver as ações de Promoção da Saúde (PS), como alimentação adequada e saudável, práticas corporais e atividades físicas, formação e educação permanente, enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas, promoção da mobilidade segura, da cultura da paz, de direitos humanos e do desenvolvimento sustentável, conforme a Portaria 2446 de novembro de 2014 (Ministério da Saúde, 2014). A eficácia de estratégias Cognitivo-comportamentais, para tratamento de depressão, ansiedade, estresse e promoção da Qualidade de Vida (QV), tem sido amplamente demonstrada no Brasil e em outros países. O objetivo do estudo foi verificar as intensidades nos níveis de depressão, ansiedade, estresse e qualidade de vida, a fim de se constatar a necessidade de intervenções com estratégias cognitivo-comportamentais, no âmbito do PAS. Tratou-se de um estudo longitudinal, em que participaram 17 pessoas com idade superior a 18 anos, sendo 16 do sexo feminino e 1 do sexo masculino, residentes na cidade de Jataí, Goiás. As mensurações das variáveis em estudo foram realizadas antes das intervenções com as estratégias do PAS e as cognitivo-comportamentais, por meio de instrumentos psicológicos validados: Inventários Beck de Depressão e Ansiedade (BDI e BAI), Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL) e o instrumento da Organização Mundial de Saúde (OMS), WHOQOL-100, usado para medida de Qualidade de Vida (QV). A coleta dos dados foi realizada por 4 examinadores, na semana anterior ao início das intervenções do PAS, no mês de novembro de 2016. Os dados foram obtidos com aplicações grupais dos instrumentos, durante duas horas, em sala aclimatada e recursos adequados para o registro, com uso de cadeiras, canetas, mesas e pranchetas, quando necessárias. Utilizou-se de datashow para apresentação dos instrumentos e explicação das instruções de resposta. Todos os participantes foram orientados e supervisionados, a fim de terem suas dúvidas sanadas pelos examinadores, enquanto respondiam as questões. O tempo para as respostas foi monitorado, mas, por critério dos instrumentos, não houve limitação específica. Verificou-se que 70,59% dos participantes apresentaram Depressão dentro do nível moderado à grave, o mesmo acontecendo para 64,7% dos participantes quando se avaliou sua Ansiedade. Em relação ao nível de estresse, 82,35% estava, no início das intervenções, em intensidade na fase de Resistência, com características mais Psicológicas (52,94%) que Físicas (35,29%) e 47,06% dessas pessoas com nível de estresse tendendo ao agravamento. Em relação à QV, verificou-se que em uma escala de 0 a 100, o grupo encontrava-se no nível 44,49. O estudo demonstrou que as pessoas inscritas e frequentadoras da Academia da Saúde de Jataí-GO, podem se beneficiar de estratégias Cognitivo-comportamentais no âmbito do PAS, a fim de se promover sua qualidade de vida.
Butler, G. Fennell, M., Hackmann, A. (2010). Cognitive-Behavioral Therapy for Anxiety Disorders. New York: The Guilford Press.
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Hawton, K., Salkovskis, P.M., Kirk, J. & Clark, D.M. (1997). Terapia Cognitivo-Comportamental para Problemas Psiquiátricos. São paulo: Martins Fontes.
Ministério da Saúde (2014). Portaria 2446 de novembro de 2014.
Ministério da Saúde/ Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Curso de aperfeiçoamento: implementação da Política de Promoção da Saúde: Programa Academia da Saúde. Brasília : Ministério da Saúde.
4. Modelos de Prevenção e Promoção da Saúde em Diferentes Contextos - 4.3. Humanização
UFG - Goiás - Brasil
Karollinny Morais Silveira, Fernanda Almeida Castro, Jenifer Lorrane S. Teodoro, Amílcar Vidica Barcelos, Deynner Moraes Resende, Amauri Oliveira Silva, Roberta Prado Benevides