11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Atuação do Psicólogo na Assistência a Crianças com Câncer na Pediatria do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna em Santarém- PA: Um Relato de Experiência de Estágio Acadêmico

Resumo

Jefferson Feitosa Freitas1
Luciana Lobato Gentil Sampaio²

Introdução. No ano de 2016, estima-se que no Brasil ocorreram, aproximadamente, 12600 novos casos de câncer na idade de zero a 19 anos, dentre elas 26% dos casos eram de Leucemia, seguido de 14% de Linfoma e 13% de tumores do sistema nervoso central. Objetivo. O objetivo deste estudo é destacar a importância da atuação do psicólogo, na assistência às crianças internadas com câncer na clínica pediátrica, por meio de um relato de experiência de estágio acadêmico. Metodologia: este relato envolveu o período de janeiro de 2017 a março de 2017, e foi baseado nas observações obtidas durante o acompanhamento da preceptora e psicóloga nos atendimentos às crianças com diagnóstico de câncer infantil na unidade de internação pediátrica no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA) no município de Santarém- Pará. Resultado: Ao longo desse período, foram observados que quando a criança com câncer possui acompanhamento psicológico desde a entrada no hospital, no diagnóstico e durante todo o período de internação, ela desenvolve, de acordo com sua subjetividade, mecanismos de enfrentamento que podem ajudar a minimizar o sofrimento psíquico decorrente do adoecer e dessa forma lidar de maneira mais adequada com os procedimentos e processos de internação inerentes ao tratamento oncológico, uma vez que o psicólogo (a), durante os atendimentos, é capaz de interpretar os significados e, a partir disso, trabalhar com o paciente um maior comprometimento e uma melhor compreensão da doença. Discussão dos Resultados: O foco de atuação na área da psicologia hospitalar baseia-se no apoio, aconselhamento suporte psicológico tanto para as crianças, quanto para seus familiares/cuidadores. Por meio de escuta qualificada e diferenciada, o psicólogo pode, de forma lúdica, identificar demandas para o seu atendimento, esclarecer dúvidas sobre a doença, servir de mediador entre o diálogo com a equipe e oferecer atendimento nos diversos espaços do hospital. Conclusão: A importância da atuação do psicólogo na assistência à criança com câncer na clínica pediátrica é um desafio e se mostra fundamental no período de internação. No auxílio para superação das dificuldades apresentadas pelo quadro clínico, além de introduzir novas experiências no atendimento, fornecendo suporte psicológico a fim de aliviar o sofrimento psíquico decorrente do processo de internação e adoecimento.

Palavras chave: Psicologia Hospitalar. Pediatria. Câncer Infantil. Relato de experiência.

1- Acadêmico do curso de Psicologia do Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES.
2- Psicóloga Especialista em Psicologia Hospitalar e Saúde- IEPS e Psicóloga Assistencial no Hospital Regional do Baixo Amazonas – Dr. Waldemar Penna (HRBA).

Referências Bibliográficas

LIMA, M.G.S. Atendimento psicológico da criança no ambiente hospitalar. In: Bruscato, WL; Benedetti, C; & Lopes, SRA A prática da psicologia hospitalar na Santa Casa de São Paulo: novas páginas em uma antiga história. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

SIMONETTI, A. Manual de psicologia hospitalar: o mapa da doença. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

CASTRO, E. K.; BORNHOLD, E. Psicologia da saúde x psicologia hospitalar: definições e possibilidades. Psicologia Ciência e Profissão, 24 (3), p.48-57, 2004.

Área

1. Cuidados em Saúde nos Ciclos da Vida - 1.1 Atenção Integral à Criança e ao Adolescente no Contexto de Saúde e Doença

Autores

JEFFERSON FEITOSA FREITAS, LUCIANA LOBATO GENTIL SAMPAIO