11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Integração Psicologia e Medicina: Treinamento de comunicação de más notícias por simulação realística para graduandos

Resumo

Introdução: A comunicação de más notícias pode ser definida como “qualquer informação que afeta seriamente e de forma adversa a visão de um indivíduo sobre seu futuro.”(1) A literatura especializada, em conformidade, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação de Medicina preconizam a necessidade de treinamento de habilidades de comunicação e o exercício de empatia e diálogo com o paciente assistido(3) corroborando com a visão mais humanista na formação.(4) ). Fazendo parte da rotina dos profissionais de saúde, que enfrentam identificável dificuldade diante dessa tarefa. Neste sentido, foi desenvolvido, desde 2010, o projeto de extensão ofertado semestralmente, integrando alunos dos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade Nove de Julho/SP, vinculados à IFMSA (International Federation of Medical Students Association of Brazil). Objetivos: Treinamento para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e manejo de situações de crise e conflito entre equipe de saúde, pacientes hospitalizados e familiares; Avaliar por meio de pesquisa de opinião o impacto do curso sobre as habilidades de comunicação dos alunos participantes. Relato de Experiência: Foram selecionados 10 alunos de cada curso, por meio de processo seletivo, com critério acadêmico. Os alunos participaram de uma aula teórica para a instrumentalização do Procotolo Spikes em seis passos(5) e realização de uma integração entre os cursos. Seguidas de quatro simulações, das quais os participantes receberam antecipadamente materiais de apoio. Os temas abordados foram: Diabetes na Adolescência, Grande Queimado, Leucemia e Morte Encefálica. Ao final, foi realizado um questionário com 13 perguntas, online, com os participantes para avaliar o aproveitamento do curso. Resultados: Na totalidade dos questionários identificou-se grande aceitação do uso de simulação como método de aprendizagem, com 85,7% dos participantes considerando extremamente eficiente e 14,3% muito eficiente. Para 85,7% dos participantes consideraram a participação de “Extrema” importância em sua graduação, enquanto 9,5% restantes consideraram a participação “Muito importante” e apenas 4,8%, considerou como “Pouco importante”. Quanto ao material de apoio disponibilizado 19% responderam ter lido o material. A participação da simulação teve como requisito a leitura do material de apoio enviado. Quanto à integração entre os cursos de medicina e de psicologia 85,7% consideraram-na como extremamente eficaz e 14,3% como muito eficaz. Com relação à duração do curso 42,9% dos participantes avaliaram satisfatoriamente. Entretanto, 57,1% indicaram a necessidade da realização mais encontros. Conclusão: A interação entre os discentes de Medicina e Psicologia favorece uma comunicação efetiva e o desenvolvimento de competências e habilidades para abordagem interdisciplinar do paciente. Conclui-se, que a utilização de simulação realística facilitou uma comunicação multidimensional que valoriza e respeita o paciente e seus familiares numa perspectiva biopsicossocial, ratificando uma prática humanizada.


Referências Bibliográficas

(1) Buckman R. Breaking Bad News: A Guide for Health Care Professionals. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1992:15

(2) VICTORINO, AB et al. Como comunicar más noticias: revisão bibliográfica. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 53-63, jun. 2007

(3) Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n.3, CNE/ CES de 20 de junho de 2014. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina e dá outra providências. Diário Oficial da União. Brasília,2014, jun, 23; Seção 1, pp. 8-11

(4) Varga CRRV, et al. Relato de Experiência: o Uso de Simulações no Processo de Ensino-aprendizagem em Medicina. Rev Bras Educ Méd. 2008; 33 (2) : 291–297

Área

5. Novas Tecnologias, Gestão e Formação em Psicologia Hospitalar e da Saúde - 5.6 Produção Científica em Psicologia da Saúde e Hospitalar

Instituições

Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

Valéria Lucarelli Mocelin, Ione Mocelin Ferreira, Daisi Carolina Fritz Jordão, Lethícia Mocelin Bertin, Kelly Mocelin França