11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

11º Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

ExpoGramado – Centro de Feiras e Eventos - Gramado /RS | 30 de agosto a 02 de setembro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Momento de Escuta: Grupo Multiprofissional de Intervenção e Apoio a Familiares de Pacientes Internados no Núcleo de Cuidados Paliativos do HCPA

Resumo

A família e o paciente em cuidados paliativos é um binômio que funciona como uma unidade, sendo um dos pilares básico no apoio do paciente. Requerendo um suporte da equipe multiprofissional para cumprir com sua função cuidadora e de ser apoiada no processo de luto antecipatório e para viverem esta etapa como um período construtivo até onde for possível. Nesta perspectiva, em 2008, foi criado um espaço de escuta e acolhimento aos familiares dos pacientes internados no núcleo de cuidados paliativos realizado pela equipe multiprofissional (psicólogo, assistente social, enfermeiro) para serem ouvidos e apoiados na manifestação das emoções e de suas necessidades psicossociais. Objetivo é de oportunizar o compartilhar experiências e minimizar a ansiedade e angústia dos familiares frente à situação vivenciada. Ocorre semanalmente, por meio de técnica de Rodas de Conversa, e os temas desenvolvidos são demandados pelas necessidades dos participantes. Os encontros se desenvolveram com participação ativa dos integrantes, interagindo entre si, solidarizando-se aos seus medos e angústias, trazendo consciência da própria capacidade e a possibilidade de contribuir na morte do paciente da melhor maneira possível. Os temas demandados , corrobora com a literatura estudada: sentimento de impotência frente à doença, culpas, fadiga, desamparo, frustração, tristeza, pesar, medos e angústia no enfrentamento da iminência da morte. A constituição de um espaço de escuta oportuniza aos familiares minimizar o sofrimento em seu processo de luto, permite antecipar rituais e ajudar a despedir-se de modo mais adaptativo, evitando-se a exaustão psíquica e desamparo.

Referências Bibliográficas

1. Astudillo W.,Mendinueta C. Importancia del apoyo psicosocial en la terminalidad.En: Necesidades psicosociales en la terminalidad, editado por W. Astudillo, E. Clavé y E. Urdaneta. Sociedad Vasca de Cuidados Paliativos, San Sebastián, 2001, 19-41
2. Raquel Aisengart Menezes- Em busca da Boa Morte- antropologia dos Cuidados Paliativos. Fiocruz/ Garamond Universitária. 1ª edição. 2004.
3. Astudillo W. Mendinueta C. El síndrome del agotamiento en los Cuidados Paliativos. En: Cuidados del Enfermo en fase terminal y atención a su familia. 4 ª Edición, Barañain, 515-525. 2009.
4. F Muñoz Cobos a, JM Espinosa Almendro b, J Portillo Strempell . Cuidados paliativos: Atención a la familia-Palliative treatment: Care for the family. Atención Primaria. 2012;30:576-80.

Área

1. Cuidados em Saúde nos Ciclos da Vida - 1.8 Cuidados Paliativos

Autores

Mônica Echeverria Oliveira, Gislene Pontalti, Tania Maria Massutti, Renata Dutra Ferrugem