11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia e 11º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros

Dados do Trabalho


Título:

IDENTIFICAÇAO DE PEQUENOS MAMIFEROS ENCONTRADOS EM EGAGROPILAS DE TYTO FURCATA COLETADAS NO MUNICIPIO DE PRUDENTE DE MORAIS, MG.

Resumo:

Identificação de pequenos mamíferos encontrados em egagrópilas de Tyto furcata coletadas no município de Prudente de Morais, MG.

Laís B. Rodrigues¹, Matheus R. J. Corrêa¹, Luiz G. M. P. Fernandes¹, Beatriz R. Siqueira¹, Gabriel M. A. Campos¹, Cláudia G. Costa¹

¹ Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;


As suindaras (Tyto furcata), espécie de coruja de médio porte, são amplamente distribuídas pela América do Sul em áreas abertas e antropizadas. Elas são predadoras de hábitos crepusculares-noturno e se alimentam de artrópodes e pequenos vertebrados, como pequenos mamíferos voadores e não voadores. A espécie tem o hábito de regurgitar os restos das presas não digeridos, as egagrópilas, normalmente em bom estado de conservação. Neste contexto, o presente trabalho procurou avaliar a diversidade de pequenos mamíferos encontrados em egagrópilas coletadas no município de Prudente de Morais, Minas Gerais, região da APA Carste. A coleta das amostras foi realizada durante quatro campanhas, entre os meses de março de 2019 e janeiro de 2020, em três cavidades. Para a identificação do material encontrado nas egagrópilas foi considerada a distribuição geográfica dos táxons registrados para a região, além da análise de caracteres morfológicos do crânio, maxilas e mandíbulas. A individualização do material foi baseado no número de fragmentos de crânio e/ou mandíbulas do lado esquerdo ou direito para estimar um valor mínimo de exemplares consumidos pela Tyto furcata, por egagrópila, quando possível, ou por amostra coletada (i.e., mais de uma pelota). Nas amostras, o roedor mais comum foi Calomys sp.com cerca de 83 fragmentos de crânio e mandíbulas, seguido de Necromys lasiurus (n =31). Esse resultado corrobora outros estudos que indicam esses gêneros dentre os roedores mais comuns na dieta da suindara. Dentre os registros obtidos, destaca-se também algumas espécies de marsupiais, ainda não confirmadas, uma espécie de roedor exótico, Rattus sp., um morcego, e duas aves, como o psitacídeo Psittacara leucophthalmus (maritaca). O estudo da dieta de corujas pode revelar dados relevantes, como em complementar as metodologias de amostragem convencionais dos pequenos mamíferos. Os resultados obtidos neste trabalho indicam que a suindara (Tyto furcata) desempenha um papel ecológico importante no controle de presas, principalmente de roedores, incluindo espécies exóticas invasoras, como do Rattus sp. Dessa forma, a coleta e análise de egagrópilas é considerado um método seguro para caracterizar a dieta de muitas espécies de corujas, assim como permite o registro de táxons não amostrados pelos métodos usuais de captura de pequenos mamíferos.

Palavras-chave: Egagrópilas;Suindara; Ecologia; Pequenos mamíferos.

Financiamento:

Área

Ecologia

Autores

Laís Rodrigues Bezerra, Matheus Rocha Jorge Corrêa, Luiz Gabriel Mazzoni Prata Fernandes, Beatriz Rodrigues Siqueira, Gabriel Matheus Alves Campos, Claudia Guimarães Costa