11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia e 11º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros

Dados do Trabalho


Título:

MORCEGOS COLETADOS EM AREA DE MINERAÇAO DE BAUXITA APRESENTAM ALTERAÇOES NO BALANÇO OXIDANTE-ANTIOXIDANTE DO TECIDO ENCEFALICO .

Resumo:

Mineração é uma das principais formas de poluição ambiental por metais pesados, causando danos à flora e fauna, dentre eles, morcegos. Morcegos podem bioacumular muitos poluentes devido a sua alta taxa metabólica e longevidade, e estes animais possuem grande importância ecológica, pois são responsáveis por dispersar sementes de importantes plantas, aproximadamente 96 gêneros de plantas na região Neotropical são dispersas por morcegos. A atividade encefálica é responsável pela capacidade de forrageio e também por outros importantes comportamentos como ecolocalização e fuga de predadores. Para avaliar o possível impacto da atividade mineradora em morcegos frugívoros foram coletados machos adultos da espécie Sturnira lilium na cidade de Ervália (21°02’02.4”S, 42°35’05.4”W) (n=8) - grupo referência (CTL) e em área de mineração de bauxita localizada na cidade de Miraí (21º06’06”S 42º27’39”W) (n=9) - grupo impactado (G1). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de Viçosa (n. 10/2021). Os indivíduos foram identificados e eutanasiados. A massa encefálica foi removida e congelada em nitrogênio líquido até serem passados para o ultrafreezer. Para analisar se houve desequilíbrio redox, o encéfalo foi homogeneizado com tampão fosfato e centrifugado. O sobrenadante foi utilizado para as análises de óxido nítrico (NO), superóxido dismutase (SOD) catalase (CAT), glutationa S-transferase (GST), atividade antioxidante total (FRAP), malondialdeído (MDA) e proteína total (PT). O pellet da amostra foi utilizado para a quantificar as proteínas carboniladas (PC). A comparação entre os grupos foi realizada por meio do teste t. Como resultado, foi observada uma taxa menor da PT e maior atividade da SOD, CAT e FRAP do G1 em relação ao CTL. A diminuição da PT pode indicar que houve uma maior degradação ou menor produção das proteínas nos animais do grupo impactado, acarretando na diminuição da concentração de proteínas no tecido. A SOD é responsável por manter baixos os níveis de radicais superóxido intracelular ou intramitocondrial, catalisando o superóxido em peróxido de hidrogênio e a CAT degrada o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, fazendo assim com que sejam moléculas estáveis, diminuindo o desequilíbrio redox. Sendo assim, o aumento das duas enzimas em local com presença de poluentes é avaliado como uma tentativa de reestabelecer o equilíbrio redox. FRAP é a medida da capacidade antioxidante do plasma, que aumenta quando existe um aumento de atividade enzimática, como observado em CAT e SOD. Com isso, é possível inferir que os animais coletados em área de mineração apresentaram alterações no balanço oxidante-antioxidante em relação aos animais controle. Palavras-chave: Sturnira lilium, neurotoxicologia, conservação, desbalanço redox, metais potencialmente tóxicos.

Financiamento:

PIBIC, CNPq, Capes

Área

Conservação

Autores

Deborah Cardoso Gonçalves, Ana Luiza Fonseca Destro, Mariella Bontempo Freitas, Thaís da Silva Alves, Guilherme Sinciato Terra Garbino, Jerusa Maria Oliveira, Kemilli Gregório Pio, Thais Ribeiro Miranda