11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia e 11º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros

Dados do Trabalho


Título:

EFEITO DA SAZONALIDADE E DE ATIVIDADES HUMANAS SOBRE MAMIFEROS TERRESTRES NA CAATINGA

Resumo:

A perda, a modificação dos ecossistemas naturais e as mudanças climáticas são uma grande ameaça para a conservação de mamíferos em regiões Neotropicais, particularmente na Caatinga. Assim, compreender como fatores antrópicos, ambientais e sazonais influenciam na ocorrência de mamíferos pode contribuir para um melhor entendimento sobre a manutenção do equilíbrio ecológico e permitir o estabelecimento de estratégias de conservação e manejo mais eficientes. Neste sentido, o objetivo deste estudo é caracterizar como variáveis antrópicas, ambientais e climáticas influenciam na ocorrência de mamíferos terrestres de médio e grande porte na região do Parque Nacional e da Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça, localizados no norte do estado da Bahia. A ocorrência das espécies foi estimada a partir de 20 armadilhas fotográficas instaladas no período de 2016/2017 e 21 armadilhas fotográficas instaladas no período de 2018/2019 nos mesmos sítios com distância de até 2 km entre si, durante a estação seca e chuvosa. As variáveis preditoras antrópicas (distância de áreas urbanas e empreendimentos eólicos), ambientais (distância de cursos/corpos d’água) e climáticas (variação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada - NDVI e da temperatura da superfície) foram estimadas a partir de círculos concêntricos com 1 km de raio em torno de cada armadilha fotográfica. Para avaliar o efeito das variáveis preditoras na ocorrência dos mamíferos foram ajustados modelos lineares generalizados. No total, foram registradas 16 espécies de mamíferos de médio e grande porte. A ocorrência de mamíferos foi negativamente relacionada com a distância das usinas eólicas, com a temperatura máxima da superfície e com a distância de áreas urbanas, particularmente para as espécies Cerdocyon thous e Leopardus pardalis. A variação do NDVI influenciou positivamente a ocorrência de mamíferos. Os resultados demonstram que atividades antrópicas e alterações na variação sazonal natural da vegetação da Caatinga podem reduzir a ocorrência de mamíferos na região. Além disso, os resultados enfatizam que este tipo de informação deve ser considerada para fins de regulamentação e licenciamento da instalação de complexos eólicos a fim de minimizar os impactos dessas atividades na ocorrência de mamíferos na região de estudo.
Palavras-chave: Espaço-Tempo, Fatores antrópicos, Mammalia, Sazonalidade e Semiárido.

Financiamento:

Daiana Jeronimo Polli agradece à FAPESP (processo #2021/01982-8) pelo apoio financeiro à pesquisa. Milton Cezar Ribeiro agradece à FAPESP (processos #2013/50421-2; #2020/01779-5; #2021/08534-0; #2021/10195-0) e CNPq (processos #442147/2020-1; #402765/2021-4; #313016/2021-6) pelo apoio financeiro à pesquisa.

Área

Ecologia

Autores

Daiana Jeronimo Polli, Carolina Franco Esteves, Juliana Silveira dos Santos, Cláudia Bueno de Campos, Milton Cezar Ribeiro