11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia e 11º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros

Dados do Trabalho


Título:

DIVULGANDO CIENCIA COM O INSTAGRAM: UMA BREVE ANALISE DA PAGINA @MAMMAL.ES

Resumo:

Com intuito de divulgar ciência especializada, a conta “Mamíferos do Espírito Santo” foi criada no Instagram, em abril de 2020, para fornecer informações sobre a mastofauna, sobretudo da Mata Atlântica. As publicações visam apresentar os conteúdos de maneira dinâmica, com linguagem acessível, bem como promover a interação do público com o uso de diversas ferramentas. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento do perfil do público que segue o @mammal.es, das métricas sobre as postagens e avaliar uma pesquisa de opinião.
Pelo levantamento realizado no dia 13 de maio de 2022, a conta possui 1.355 seguidores, com público majoritariamente feminino (57%), com idade entre 25 e 34 anos (49%) e localizado no sudeste brasileiro. As cinco postagens com maior engajamento foram: Morcegos Brasileiros, Mamíferos Famosos (Mamute Manny), Mulheres na mastozoologia brasileira (parte 1), Unidades de Conservação (Caparaó), a comemoração do “Dia do Biólogo” e o vídeo sobre Coleções Biológicas do ES.
Além disso, um formulário (via Google Forms) foi elaborado e aplicado por Caio Ferrighetto, Lucca Lucena, Ruam Salaroli, Sabrina Caram e Yasmim Rosa numa disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. No trabalho intitulado "Divulgação científica nas mídias sociais no contexto de pandemia: um estudo de caso da página @mammal.es", os estudantes elaboraram perguntas sobre o perfil dos pesquisados e sobre o conteúdo da página. O formulário foi respondido por 57 pessoas, sendo 68% entre 18 a 24 anos e 63% do sexo feminino. Quase 55% dos participantes estão no meio acadêmico, provavelmente graduandos, já que 45% responderam ter ensino superior incompleto. Mesmo com 70% das pessoas relatando utilizar o Instagram diariamente, apenas 45% seguem pelo menos uma página de divulgação científica na rede social. Ainda, 51% dos entrevistados disseram ter entendido as postagens, mesmo que 42% dos participantes não tivessem conhecimento prévio sobre o assunto abordado, evidenciando o papel de popularização dos tópicos propostos. Quase a totalidade dos pesquisados acredita que divulgar ciência no Instagram seja válido, mas ao avaliar a confiança das pessoas nas informações fornecidas por páginas de divulgação científica, evidenciou-se que 42,1% atribuíram nota 4, em uma escala de 1 a 5 (sendo 5 = confio muito).
Assim, a pesquisa indica que utilizar uma linguagem simples, conteúdos que se aproximem do leitor e design visualmente interessante são aliados importantes para uma divulgação científica efetiva nas redes sociais. Além disso, consideramos que é importante evidenciar as fontes utilizadas na elaboração dos conteúdos, desse modo, será possível aumentar o nível de confiabilidade do leitor. Ressalta-se ainda que se faz necessário pensar em estratégias para aumentar o interesse do público em perfis de divulgação científica no Instagram, se quisermos popularizar a ciência nesse canal. Por fim, esperamos inspirar ações de divulgação científica, relevantes e atrativas, nas redes sociais. Entendemos que a avaliação das redes sociais não pode ser feita exclusivamente pela análise de suas métricas, elas são ferramentas que podem inspirar pessoas, gerar interesse e confiança na ciência, promovendo assim impactos individuais imensuráveis.

Financiamento:

Área

Educação Ambiental/Ensino

Autores

Thamila Barcellos Lemes, Jaiany Andrade Teófilo dos Reis, Joana Zorzal Nodari, Roger Rodrigues Guimarães