11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia e 11º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros

Dados do Trabalho


Título:

AMPLIFICAÇAO CRUZADA DE MARCADORES MICROSSATELITES ENTRE ESPECIES DE MORCEGOS DO GENERO MOLOSSUS (CHIROPTERA: MOLOSSIDAE)

Resumo:

Os microssatélites ou simple sequence repeat (SSR), são marcadores codominantes e hipervariáveis que vem sendo amplamente utilizado em muitos campos da genética, incluindo a conservação e a genética de populações. Estes marcadores, possibilitam comparações entre táxons intimamente relacionados para abordar os mecanismos envolvidos na divergência e especiação populacional a exemplo das espécies do gênero Molossus, pois, o nível de divergência genética de suas espécies, mesmo entre espécies morfologicamente bem caracterizadas, é baixo apresentando divergência interespecifica menor ou igual a intraespecifica. Os microssatélites tendem a ser específicos da espécie ao qual foram desenhados, com uso limitado em amplificações entre espécies (marcadores heterólogos). Neste contexto objetivou-se avaliar e otimizar a transferibilidade de marcadores microssatélites desenvolvidos para M. molossus em M. rufus e caracterizar a diversidade genética em populações naturais destas espécies. Os morcegos foram coletados na zona rural de Caxias na Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal do Inhamum, e em áreas urbanas de Caxias, Godofredo Viana, Carutapera e Cândido Mendes no Maranhão. Os espécimes foram identificados com base na morfologia conforme literaturas específicas. A partir do tecido muscular, extraiu-se o DNA e fez-se genotipagem por microssatélites no qual foram testados e isolados seis lócus. Foram genotipados 94 indivíduos de M. molossus e 22 M. rufus no qual obteve-se 22 alelos, observa-se que os alelos 228, 280 (MolA2), 250, 260 (MolC56) e 290 (MolC109bis) foram encontrados apenas em M. rufus. O alelo 260 (MolC61) e 220 (MolA221) foi observado apenas em M. molossus. A análise geral da estrutura de populações sugeridas pelo método bayesiano revelou que o maior valor para ▲K encontrado foi K=2. A estrutura da população das espécies estudadas foi obtida com base na associação das frequências alélicas e sem a definição a priori sobre ancestralidade. Essa análise revelou que as espécies apresentam o mesmo conjunto genético, no entanto cada espécie tem frequências diferentes. Neste contexto concluiu-se que a transferibilidade é possível entre as espécies do gênero Molossus no qual foi amplificado com sucesso seis loci para as espécies M. molossus e M. rufus.

Financiamento:

FAPEMA e CAPES

Área

Genética

Autores

Ana Priscila Medeiros Olímpio, Samira Brito Mendes, Amanda Cristiny da Silva Lima , Cleison Luis da Silda Costa, Aglay Morgana de Araújo Lima, Fabio Henrique de Souza Cardoso , Walna Micaelle de Moraes Pires , Elmary da Costa Fraga, Maria Claudene Barros, Iracilda Sampaio