11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia e 11º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros

Dados do Trabalho


Título:

ASSOCIAÇOES INTERESPECIFICAS ENTRE PRIMATAS NO SUDOESTE DA AMAZONIA BRASILEIRA

Resumo:

A Amazônia é considerada uma das florestais tropicais mais ricas em biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 10% das espécies de primatas. Neste contexto, com o objetivo de avaliar a diversidade de primatas em áreas recentemente fragmentadas com influência da REBio Jaru na região Sudoeste da Amazônia brasileira, em Ji-Paraná, no Estado de Rondônia. Como parte do desenho amostral, estabelecemos transectos lineares em cinco remanescentes de floresta que foram percorridos por dois pesquisadores durante três dias consecutivos em dois períodos: 06:00 às 11:00 horas e 13:00 às 18:00 horas, seguindo protocolo já estabelecido. Obtivemos um esforço amostral de 150 horas e 75 km de censo. Registramos 86 avistamentos de primatas, destes, 10% são registros de interações interespecíficas de primatas neotropicais, nas quais foi possível identificar cinco espécies envolvidas: Sapajus apella, Saimiri ustus, Ateles chamek, Alouatta puruensis e Pithecia mittermeieri. Observamos uma predominância de associações de forrageamento entre Sapajus apella e Saimiri ustus, contabilizando cinco eventos. Entre os eventos, verificamos que Sapajus apella que obteve maior flexibilidade, socializando com diferentes espécies. Todas as associações do nosso estudo incluem duas espécies, no entanto, demais estudos na Amazônia relatam mais espécies envolvidas. Essas observações de primatas compartilhando o mesmo habitat sugerem uma complexidade de interações interespecíficas na Amazônia, em que são fornecidos benefícios, como vantagens sociais, aumento de eficiência no forrageamento e redução do risco de predação. Ressaltamos que a continuidade deste monitoramento nos remanescentes possibilitará a compreensão de comportamentos e características ecológicas ocorrentes no arco do desmatamento na Amazônia.

Palavras-chave: Interação; Grupo misto; Forrageamento; Sapajus apella

Financiamento:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação na Amazônia Legal; Universidade do Estado de Mato Grosso.

Área

Ecologia

Autores

Larissa Gabriela Araujo Goebel, Gabriela Rodrigues Longo, Eder Correa Fermiano, Adriano Marcos Romano, Dionei José Silva, Áurea Regina Alves Ignácio, Manoel Santos-Filho