11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia e 11º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros

Dados do Trabalho


Título do Simpósio:

THE EMPTY FOREST, 30 ANOS: A DEFAUNAÇAO EM ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

Resumo Geral do Simpósio:

Este simpósio tem como objetivo celebrar os 30 anos do artigo publicado pelo Dr. Kent H. Redford, “The Empty Forest” (1992), em que apresenta ecossistemas e habitats vazios de grandes mamíferos, ou seja, ecossistemas defaunados. Apresentaremos pesquisas que avaliam ações antrópicas e a defaunação em diversos biomas brasileiros sob uma visão taxonômica, trófica e funcional. Explanaremos sobre pesquisas já feitas e em andamento na tentativa de vislumbrar perspectivas futuras sobre o tema.

Nome do Palestrante 1 e Coordenador / Título da Fala / Resumo

Ricardo Bovendorp / As agroflorestas podem servir como refúgios para a mastofauna frente a corrente defaunação? / A fragmentação e perda de habitat são os principais distúrbios antropogênicos que levam a extinção local de mamíferos. A defaunação em ambientes nativos na maioria das vezes é acelerado dado o uso da terra, sobretudo pela produção agrícola. Nesse contexto as agroflorestas de cacau “cabrucas”, mesmo não apresentando diversidade equivalente a ambientes nativos protegidos, tem se mostrado muito importante para conservação da Mastofauna local, servindo de refúgios e corredores ecológicos para mamíferos de médio e grande porte em paisagens fragmentadas.

Nome do Palestrante 2 / Título da Fala / Resumo

Fernanda Abra / Atropelamento de Fauna como agente de defaunação no Brasil / A fauna silvestre é extremamente impactada pelas rodovias e pelo tráfego. A morte direta por atropelamentos tem o potencial de alterar a estrutura demográfica das populações e criar sumidouros de populações locais. Tais mudanças podem alterar a estrutura e função das comunidades e ecossistemas adjacentes às estradas. Somente no Estado de São Paulo são retirados cronicamente da natureza, em média 39.605 indivíduos de mamíferos silvestres. Nesta apresentação será discutido como os atropelamentos em rodovias no Brasil funcionam como agentes de defaunação, dado que grande parte dos indivíduos são espécies-chaves para salvaguardar o equilíbrio ecossistêmico.

Nome do Palestrante 3 / Título da Fala / Resumo

Marcelo Magioli / Impactos da defaunação mediada por mudanças no uso do solo sobre a composição de assembleias, estrutura trófica, e funções dos mamíferos. / Mudanças no uso do solo são responsáveis por diversos impactos sobre a biodiversidade, dentre elas, a perda de espécies. Apresentarei os impactos da defaunação mediados por mudanças no uso do solo sobre a estrutura trófica de assembleias de mamíferos utilizando a análise de isótopos estáveis, alterações na composição e biomassa de assembleias em escala de paisagem, e sobre a perda de funções ecológicas desempenhadas por mamíferos na Mata Atlântica

Nome do Palestrante 4 / Título da Fala / Resumo

Maíra Benchimol / The empty islands: a erosão de mamíferos em reservatórios hidrelétricos na Amazônia / Grandes hidrelétricas induzem à perda de habitat e biodiversidade em florestas tropicais. Nós avaliamos como a abundância, biomassa e tamanho de grupo de mamíferos foram afetados com a construção da Hidrelétrica de Balbina (Amazonas). Realizamos censos diurnos e estabelecemos armadilhas fotográficas em 40 sítios florestais e constatamos uma pervasiva defaunação nas ilhas: cerca de ~75% de todos os indivíduos foram perdidos e 7,4% das populações apresentam alta probabilidade de ser extirpados.

Nome do Palestrante 5 / Título da Fala / Resumo

Mayara Beltrão /Centro de Endemismo de Pernambuco: diversidade, defaunação e conservação /
O CEP é uma ecorregião de Mata Atlântica onde resta apenas 3,5% da extensão original do bioma, mas inclui 36% da sua fauna de mamíferos. Apresentarei um panorama dessa fauna através da diversidade de espécies, recentes descobertas, tendências a partir dos esforços de coleta, extinções e endemismos, ameaças e conservação. Abordarei o cenário altamente fragmentado da paisagem e de que forma isso impacta os mamíferos, com ênfase na monocultura de cana-de-açúcar e caça. Ainda, discutirei as lacunas de conhecimento, sugerindo a direção de novas pesquisas e ações eficientes de conservação.

Nome do Palestrante 6 / Título da Fala / Resumo

Área

Conservação

Autores

Ricardo Siqueira Bovendorp, Ferndanda Delborgo Abra, Marcelo Magioli, Maíra Benchimol, Mayara Beltrão