11º Congresso Brasileiro de Mastozoologia e 11º Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros

Dados do Trabalho


Título do Simpósio:

ESTADO-DA-ARTE, DESAFIOS E INOVAÇOES NO USO DA GENOMICA NO ESTUDO DE MAMIFEROS NO BRASIL

Resumo Geral do Simpósio:

O sequenciamento de genomas para estudar a variação dentro e entre as espécies está se tornando a norma, e os grupos brasileiros têm utilizado esta fonte de dados com frequência cada vez maior. Usando de um diverso corpo de palestrantes, este simpósio tem por objetivo fazer um panorama das diferentes aplicações da genômica na mastozoologia brasileira, gerando uma discussão acerca de como suplantar mais facilmente os obstáculos para a popularização destas análises no país.

Nome do Palestrante 1 e Coordenador / Título da Fala / Resumo

Alessandra Pavan Lamarca / O genoma como ferramenta integrativa no estudo da evolução, fisiologia e conservação do muriqui-do-sul / O genoma de um indivíduo contém assinaturas evolutivas de sua morfo-fisiologia, demografia e ecologia, sendo um conjunto de dados fundamental para a compreensão holística da biologia de uma espécie. Serão apresentados os principais resultados obtidos na análise do recém-montado genoma de referência do muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), exemplificando as diferentes abordagens que podem ser utilizadas na mastozoologia.

Nome do Palestrante 2 / Título da Fala / Resumo

Mariana F. Nery / A história dos cetáceos contada por seus genes / Cetáceos são mamíferos aquáticos que evoluíram a partir de ancestrais terrestres há cerca de 50 milhões de anos atrás. A transição do ambiente terrestre para um ambiente totalmente aquático envolvou uma extensa reorganização em quase todos os sistemas desses animais, com mudanças profundas na anatomia, fisiologia e comportamento, por exemplo. Essa apresentação irá contar essa história macroevolutiva do ponto de vista molecular, a partir de seus genes e genomas, ressaltando a importância da evolução molecular na reconstrução da história dos grupos.

Nome do Palestrante 3 / Título da Fala / Resumo

Lucas Lima Verardo / Genômica aplicada aos animais de produção / Além do uso direto da genômica no melhoramento genético com o aprimoramento na estimação dos valores genéticos genômicos e identificação de vários genes candidatos para as principais características de interesse, existe a preocupação com a diversidade genética nas espécies usadas para produção animal e também com sua conservação. A seleção intensa e o tamanho reduzido da população em muitas raças causaram perdas na biodiversidade genética da pecuária global. Assim, a genômica se apresenta como uma ótima ferramenta não só para o melhoramento genético, mas também na conservação da biodiversidade das diferentes espécies e raças de produção.

Nome do Palestrante 4 / Título da Fala / Resumo

Fabricio R. Santos / Conservação dos peixes-bois na América do Sul: hibridação interespecífica e fragmentação populacional promovida pela zona híbrida / Alguns estudos no final do século XX com DNA mitocondrial de peixes-bois marinhos e amazônicos indicavam a existência de hibridação interespecífica próxima ao estuário do rio Amazonas, que foi confirmada posteriormente com dados de microssatélites e cariótipo, sugerindo uma longa zona híbrida que se estendia da foz do rio Amazonas, pela costa das Guianas até próximo do rio Orinoco. Estudos posteriores indicavam que todos os peixes-bois marinhos (12) da Guiana Francesa eram resultados de hibridação com peixe-boi amazônico, gerando um impasse sobre a conservação desta população. Dados genômicos recentes confirmaram a origem híbrida dessa população, indicando que eram animais introgredidos com 10 a 25% dos seus genomas derivados da espécie amazônica, com animais de segunda, terceira ou mais gerações deste a formação do híbrido F1.

Nome do Palestrante 5 / Título da Fala / Resumo

Rodrigo Costa Araújo / Sequenciamento genômico e a taxonomia e história evolutiva de primatas / A proposta desta apresentação é discutir como o sequenciamento genômico tem sido utilizado pra esclarecer questões sobre taxonomia e história evolutiva de primatas neotropicais, utilizando exemplos de pesquisas recentes que também tem aplicação para a conservação da biodiversidade.

Nome do Palestrante 6 / Título da Fala / Resumo

Patricia Domingues de Freitas / Genômica da Conservação: estudos de caso em primatas Neotropicais / Os estudos genômicos em primatas Neotropicais têm possibilitado a caracterização de genomas e genes e o estudo de polimorfismos neutros e não-neutros, os quais podem estar associados a processos de adaptação local. O conhecimento da diversidade intra e interpopulacional e a existência de sinais de seleção diferencial podem gerar informações importantes para o manejo e conservação de espécies ameaçadas. Além de questões relevantes à conservação, os dados genômicos podem também abordar aspectos relativos à biologia, diversificação e evolução deste importante grupo de mamíferos.

Área

Genética

Autores

Alessandra Pavan Lamarca, Mariana F Nery, Lucas Lima Verardo, Fabrício Rodrigues dos Santos, Rodrigo Costa-Araujo, Patrícia Domingues de Freitas